sexta-feira, 11 de abril de 2008

TAAG ainda na lista negra


A Comissão Europeia decidiu hoje manter a empresa angolana TAAG na "lista negra" das transportadoras proibidas de voar na Europa, pelo menos por mais três meses, considerando que "continuam a verificar-se deficiências significativas na área da segurança".
"A decisão tem em conta os esforços envidados pela companhia aérea e pelas autoridades angolanas", reconhece a Comissão Europeia num comunicado divulgado em Bruxelas, acrescentando, no entanto, que "continuam a verificar-se deficiências significativas na área da segurança que ambas as entidades deverão corrigir para que a TAAG possa ser retirada da lista". Dois anos após a elaboração da primeira lista de companhias aéreas proibidas de operar na União Europeia (UE), o chamado executivo comunitário europeu adoptou, hoje, em Bruxelas, a sétima actualização da "lista negra".
No comunicado, a Comissão Europeia anunciou também que passava a proibir todas as operações de mais uma companhia aérea ucraniana, a Ukraine Cargo Airways, assim como da transportadora congolesa Hewa Bora Airways. "A conclusão é clara: os Estados ou companhias aéreas que não dão passos decisivos para corrigir as deficiências em matéria de segurança serão incluídos na lista", considerou Jacques Barrot. O Vice-Presidente da Comissão responsável pelos transportes assegurou que Bruxelas "prosseguirá incansavelmente o seu diálogo com os Estados, as autoridades da aviação civil e as companhias aéreas, de modo a assegurar que atinjam níveis aceitáveis de segurança aérea, em termos sustentáveis". Com a actualização decidida hoje, a Ukraine Cargo Airways é a terceira companhia aérea ucraniana a ser acrescentada à lista, a seguir à Volare e à Ukrainian Mediterranean Airlines. Por outro lado, a transportadora congolesa Hewa Bora, que antes estava autorizada a operar uma única aeronave, ao abrigo de um acordo especial que entretanto deixou de vigorar, foi objecto de uma proibição de todas as operações na UE. O mesmo acontece com todas as outras transportadoras licenciadas na República Democrática do Congo desde a criação da primeira lista europeia de transportadoras proibidas, em Março de 2006. Actualmente, a "lista negra" dos 27 proíbe as operações de todas as transportadoras da Guiné Equatorial, da Indonésia, da República do Quirguistão, da Libéria, da Serra Leoa, da Suazilândia e da República Democrática do Congo (RDC). A UE impõe ainda uma proibição total de operação a nove transportadoras, entre as quais se encontra a TAAG.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola