Em Fevereiro de 2005 surgiu este anuncio na revista Classic & Sportscar, com o Ford GT 40 #P1080 que tinha sido de Emílio Marta e que correu tanto em Angola como em Portugal. Antes de ser de Emílio Marta, o carro tinha sido importado para Ferreira Pires, piloto angolano que se distinguira ao volante de um Volvo 122S.
Consta, curiosamente, que a aquisição do GT40 foi parcialmente suportada pela população de Carmona. Tudo começou quando Ferreira Pires sofreu um acidente com o Lotus Elan com que então competia, e o carro ficou totalmente destruído no incêndio subsequente. Solidários, os seus amigos do Uíge fizeram um peditório para adquirir um Ford GT 40 que efectivamente viria a ser importado (novo?) através da Robert Hudson Ltd. (representante local da Ford), tendo custado a quantia de 800.000$00 (4000€), livres de impostos, por especial deferência do Governo Civil local. No Circuito de Sá da Bandeira de 1972, Ferreira Pires sofreu um despiste com o GT40, do qual resultou a morte de duas crianças. Após o acidente, Pires ficou muito afectado psicologicamente e nunca mais teve gosto em pilotar. Vendeu então o GT40 a Emílio Marta que o usou intensamente em Angola durante alguns anos. Como curiosidade, para seu uso particular, Ferreira Pires adquiriu um Porsche 911T, com o dinheiro recebido pela venda do Ford. Após a independência, o GT40 #P1080 veio para Portugal Continental com a família Marta e correu no circuito de Vila do Conde, tanto nas mãos de Emílio como do seu filho Carlos e ainda numa Rampa de Porto de Mós, onde acabaria por se despistar.
Pensar e Falar Angola
Pensar e Falar Angola
1 comentário:
Amigo e Companheiro Carranca, qto tempo!!!...Desde dos tempos do Liceu Diogo Cão. Ao consultar artigo sobre o Ford GT 40, encontrei este artigo inequívoco e bem elucidativo sobre a tragédia desse dia (sábado) fatídico para aqueles dois anjinhos...Abraços com saudades dos velhos tempos..João Traguedo Mendonça
Enviar um comentário