quarta-feira, 7 de maio de 2008

QUEM SÃO OS PAÍSES MAIS INTELIGENTES ?

QUEM SÃO OS PAÍSES MAIS INTELIGENTES ?

É verdade que nós em Angola ainda temos muitas dificuldades e precisamos aprender muito para transformar este país numa nação mais equilibrada .

Mas também é verdade que durante 500 anos os países coloniais exploraram de maneira imoral e gananciosa os países africanos e outros ou seja aboletaram-se das riquezas naturais desses países e tentaram destruir sua cultura .

Se os países coloniais fossem inteligentes teriam ajudado os países africanos a construírem-se de maneira a assumirem seus destinos de maneira mais equilibrada.

Mas para ensinar é preciso saber ou aprender primeiro e isso os países ditos técnológicos ainda não aprenderam logo não são tão inteligentes assim .

Aquilo que o sr. presidente Bush e o primeiro-ministro Tony Blair fizeram no Iraque pode ser denominado de inteligente ?

Quando estes dois governos em concordância política , Inglaterra e Estados Unidos da América , através de suas máquinas monetárias . emitiram e continuam a emitir mais de 1.000.000.000,00 ( 1 bilião ) de dólares e ofereceram este dinheiro aos novos governantes do Iraque , colocados lá a mando destes mesmos países , e esse dinheiro foi quase todo para a corrupção desses mesmos dirigentes iraquianos , com a conivência dos militares americanos e ingleses ,

o que podemos chamar a isto ?

É necessário , primeiro , saber quem somos para depois ajudar os outros .



ANGOLA , SEUS SONHOS , HERÓIS E ÍDOLOS .


Os actuais países europeus e outros precisaram de muitas centenas de anos para aprenderem e melhorarem seus governos e tornarem-se estruturalmente mais organizados .

Os países tecnológicos do norte , chamados de mais desenvolvidos , nestas centenas de anos cometeram e cometem muitos erros nos níveis sociais , religiosos , económicos , militares , ecológicos e outros , erros estes por vezes muito graves e desastrosos tais como as últimas grandes guerras na Europa , os processos de descolonização em África e em outros continentes , as enormes catástrofes ambientais actuais e futuras , a exterminação de quase todas as suas florestas originais , a exterminação de raças humanas , de animais e plantas , etc.

Ainda hoje , estes países do norte tecnológico não compreendem os graves problemas ambientais sociais e ecológicos causados pelos seus erros de governação e não estão dispostos a alterar radicalmente seus privilegiados hábitos altamente consumistas e egoístas como , por exemplo , o consumo de energia não renovável nem querem mudar suas economias desenfreadas e gananciosas .

Concluindo , os actuais países denominados desenvolvidos ou países do Primeiro Mundo precisaram de muitas centenas de anos para aprenderem a governar um pouco melhor e melhorarem económica e socialmente seus próprios países mas continuam a cometer erros graves nessa governação , afectando com isso não só seus países como também os outros .

Angola e todos os actuais novos países lusófonos conquistaram sua independência com muito esforço mental e físico .



Estes novos países , seus povos e seus governos não tiveram nenhum apoio nem nenhuma preparação técnica por parte dos antigos países coloniais para governarem-se .

Tem sido um esforço pessoal , de cada um individualmente , aprender e conseguir executar suas tarefas de governação o melhor possível .

É muito difícil governar qualquer país mais ainda sem preparo cientifico e sem experiências passadas pois governar e liderar são funções muito técnicas e como todas as técnicas precisam de muito estudo , muito preparo e experiência para serem executadas o melhor possível .

Foi e é muito difícil conseguir manter a funcionar estruturalmente estes novos países e foi e é de uma heroicidade grande este trabalho de governação diante das muitas e por vezes novas realidades internas e externas , por vezes contrárias .

Os governantes e líderes , passados , actuais e futuros , destes novos países sejam eles políticos , religiosos , sociais , professores , jornalistas , ecologistas , artistas , cientistas , trabalhadores em geral , etc. , precisaram e precisam muitas vezes de heroísmo para conseguirem assumir com responsabilidade e seriedade suas funções e assim ajudarem a melhorar estruturalmente o funcionamento de seus países .

Houve uma série de graves erros cometidos pelos chamados países coloniais por não terem aprendido a visionar devidamente o futuro , o que ia acontecer , e por isso não souberam assumir com responsabilidade e seriedade suas obrigações de prepararem estrutural e administrativamente os novos países para assumirem sua própria governação após a sua independência .

No caso de Angola , país privilegiado , tanto a nível de seu povo como de riquezas naturais , foi de uma enorme heroicidade e capacidade conseguir manter a funcionar estruturalmente esta grande nação diante de uma conjuntura internacional desestabilizadora , gananciosa e imoral .

Foi e ainda é uma tarefa extremamente difícil conseguir que este grande país caminhe rumando para um maior desenvolvimento sustentado como é desejo de seu pacifico povo e de todas as suas lideranças actuais , dentro e fora do governo , e que têm dado provas de uma maior maturidade , capacidade e união fraternal .

O povo angolano e todas as suas lideranças actuais estão a dar um óptimo exemplo de sapiência ao mundo assim como o grande mestre Nelson Mandela , hoje primeiro embaixador vivo da consciência humana , herói e ídolo de muitos jovens e adultos mais conscientes do mundo inteiro que se referenciam nele para construírem um presente e um futuro mais harmonioso compreendendo e aprendendo os erros do passado .

Angola necessita de redescobrir mais todos os seus heróis e ídolos , neste inicio do século XXI , em todas as áreas do pensamento , em todas as áreas sociais , económicas , politicas , religiosas , ecológicas , desportivas , cientificas , artes , etc. . pois os jovens e adultos necessitam deles para se projectarem como seres humanos mais competentes .

Angola precisa muito de seus muitos Heróis e Idolos que com sua atitude exemplar ajudem esta Nação a manter-se em pé orgulhosa de si e consciente de que precisa aprender e melhorar muito mais e quer um futuro mais brilhante .

Todos os jovens e adultos necessitam espelhar-se em heróis e ídolos , que são pessoas que têm sucesso em suas áreas de trabalho , para encontrarem um caminho melhor senão ficam sem referências para desbravar seu próprio caminho .

É preciso transformar todos os seus mais velhos em heróis , sejam eles quem forem , pois mesmo diante de tantas dificuldades conjunturais e estruturais nacionais e internacionais conseguiram manter em pé as estruturas básicas desta bela nação Angolana .

É necessário transformar em ídolos desta nação todos os desportistas , professores , cientistas , artistas , ecologistas , jornalistas , escritores , etc. , todas as pessoas que tenham sucesso nas diferentes e úteis áreas da sociedade angolana , aqui ou na diáspora , pois é um caminho que certamente traz muitos e bons frutos

O sonho é o primeiro passo para o desenvolvimento e um povo sem sonhos é um povo sem projectos .

Ter heróis ou ídolos é despertar a memória , é permitir o sonho , é ter projectos de vida , é querer construir uma Nação que se quer cada vez mais respeitada e respeitosa .

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto