domingo, 18 de maio de 2008

Carta do Gabinete do Presidente da FpD sobre a prisao dum membro

Mantendo a pluralidade e a livre capacidade de pensar, sem dogmas ou tabús, divulgamos um mail que nos chegou:

FpD
Gabinete do Presidente
Luanda

LIBERTAÇÃO IMEDIATA DE ANTÓNIO LOURENÇO

Hoje, dia 17 de Maio, as 7 horas da manha, no Bairro Kipapa, em Ndalatando, Kuanza Norte, foi preso o membro da FpD – Frente para a Democracia – António André Lourenço, quando em missão de serviço, sensibilizava os cidadãos para subscreverem a candidatura da FpD para o futuro Parlamento.

Ao que apurou o responsável da FpD na área, Sr Vasco Zacarias Miguel (Lulu) pende sobre o mesmo a acusação de "recolha de cartão de eleitor".

O Presidente da FpD falou as 14h30 de hoje, dia 17 de Maio de 2008, com Sua Excelência o Senhor Governador da província do Kuanza Norte e as 16h30 recebeu a informação que tinha enviado um oficial da DPIC (Direcção Provincial de Investigação Criminal) para inteirar-se do caso. Até àquela altura o companheiro Lourenço jazia na prisão sem que a Polícia tivesse elaborado o respectivo auto com as causas da prisão.

Tratando-se duma prisão arbitrária sem fundamento na Lei reforçada com a atitude da Polícia de o deixar detido durante pelo menos 9h30m sem culpa formada , a FpD exige a libertação imediata e incondicional do seu membro e denuncia que tais acções visam criar um clima de intimidação para que os cidadãos não entreguem a documentação requerida para candidatura dos partidos políticos e para que os militantes deixem de cumprir a sua missão de construtores da democracia.

A FpD esclarece que somente os eleitores como reza o artigo 62º podem suportar as listas e, portanto, é necessário fazer prova da condição de eleitor do proponente.

Igualmente em Cabinda, membros do SINFO, intimidam os militantes que abordam os cidadãos, afirmando que as assinaturas restringem-se aos membros do partidos políticos.

Essa conduta da Polícia e da SINFO tem inspiração partidária e é contrária ao desenvolvimento harmonioso do processo eleitoral e permite-nos exigir do Conselho nacional Eleitoral

  1. Que explique inequivocamente como devem os partidos constituir os seus processos para se candidatarem;
  2. Que repudie estas grosseiras interferências nos trabalhos dos partidos políticos de forças dos serviços de segurança nacional.

O Presidente da FpD

Filomeno Vieira Lopes

Artº 62º, nº 2 da Lei Eleitoral – "Os Partidos Políticos ou Coligações de partidos devem obrigatoriamente concorrer em todos os círculos eleitorais, devendo as listas ser suportadas para o círculo nacional por 5.000 a 5.500 eleitores e para os círculos provinciais por 500 a 550 eleitores"

Para mais informação:

Representante FpD KN – Vasco Miguel - 925613576

Contacto Governador do Kuanza Norte:923318867

Contacto Comandante Municipal Sr Cambalhota: 924028447


Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola