segunda-feira, 5 de maio de 2008

FLORA ANGOLANA

Alguns nomes próprios de plantas de Angola e sua utilidade.

-MURIANGOMBE-(Gynandropsis pentaphylla) – Erva erecta de Luanda a Pungo Andongo, que as populações usam em esparregos e como hortaliça agradável e saudável..Significado; Arvore de boi ou tripa de boi.
-MURIANHOCA ou MUNDIANHOCA ou MUNHIANHOKA - (Cassia angolensis), Arbusto semelhante a murta. A raiz è um bom sucedâneo da quina e aplica-se também sobre feridas. Raizes e sementes são excelentes febrifugos, predomina na região do Kwanza. Significado, tanto pode significar que come ou mata as cobras
-MUSAMBA -(Brachystegia tamarindoides). Arvore cujo entre casco batido da uma espécie de sarrapilheira de que os kiokos se vestiam e a que chamavam muanji ou londobi na região das Lundas.
-MUSESE-(Cassonia angolensis), Madeira forte, cor de tabaco, para construções também conhecida por Muxexe, região do Quela.
-MUSIBI ou MUSIVI- (Dialium Simsii) uma das arvores mais altas da região dos Luchazes, Baixo Cubango.Madeira muito rija e muito própria para construções .Os frutos dão um óleo avermelhado com que com que os autóctones outrora se untavam, especialmente os penteados. É melífera.
-MUSIBIRI ou MUSUBIRI-(Myrianthus arboreus) Arbusto que chega a atingir 25 pés de altura.Fruto comestível, amarelado, quase semelhante na vista de um ananás, doce,acido refrigirante. Regiao do Kwanza Norte.
-MUSOSO-(Entada abyssinica), arbusto, ou arvore pequena, muito copada com cachos densos de flores amarelas e perfumadas, muito procurada pelas abelhas. O cozimento da casca emprega-se em tosses crónicas e doenças de peito. Região do Golungo Alto.
-MUSUNGU- Um pedaço de madeira reduzida a pó muito fino, misturado com o sangue de um pintainho que è morto após o banho purificador, que se segue as danças funerárias entre os kiokos, faz uma massa com que os assistentes untam a testa, para ficarem indemnes aos malefícios dos espíritos. Região das Lundas.
-MUSUSO- Arbusto de cujas folhas se faz uma espécie de massa que entrava nas cerimonias da investidura de um novo soba. Com esta mistela se untava o soba, a sua espingarda sendo o resto colocado sobre a mahamba por todos os presentes. Região do Chitato.
MUTALA-MENHA - (Lonchocarpus sericeus-Milletia speciosa). Há varias espécies. Arvore enorme uma das mais ornamentais das florestas africanas com os seus lindos cachos de flores roxas e prateadas por fora.Vive a beira dos rios.Os cozimentos da raiz são antiescorbuticos. Região de Lufune.
-MUTAMBA-(Tamarindus indica) Do litoral. Nota-se que o fruto se chama Ditamba no plural Mutamba. A polpa das suas vagens è agradável e levemente purgante,muito medicinal.
-MUTIATI-(Copaiba mupane,Kuntz) Madeira aproveitável, região da Huila.
-MUTONGA-TONGA- (Pircunia saponacea).As populações autóctones da região do Kwanza coziam as folhas desta árvore para dela se servirem como sabão.
-MUTUNDU-Arvore cuja madeira se faz um pó que diluído em agua servia para ungir o casal no dia em que ambos se sentam na mesma esteira, depois da rapariga ter saído do nzo-ia-muianga.Costume kioko.
-MUTUNE-(Psorospermum febrifugum,Spach) Arvore pequena de que há varias espécies. A casca é um valioso anti febre e pulverizada aplicada externamente, cura a sarna. Região do Gulungo.
-MUVAMBO-O chamado pau ferro.Excelente madeira empregue outrora para pontes e pontões pela sua resistência.O salale não ataca esta madeira. Região dos Nganguelas e Luchazes.
-MUVUMA- O pó da madeira desta arvore com o de munda, mupapala,muhonga,muhuma e outras, faz uma massa que è remédio magnifico para as doenças das crianças. Mete-se esta pomada dentro de um corno e esfrega-se com ele o corpo da criança. Era uma vez uma desinteria ou sarampo. Região das Lundas.
-MUXIKONJI- Com o cha das raízes desta planta curavam-se os nativos da região de Benguela a gonorreia .
-MUXIRI-(Eriosema muxiria , Welu) Usa-se como o puko e como o bundi. As raízes desta planta aplicam-se no fabrico de uma certa cerveja muito fresca e saborosa. Também è medicinal. Região do Pungo Andongo.
-MUXIXI-(Sterculia tomentosa,Pax-) Têxtil e alimentar.Tem propriedades medicinais. Esta arvore de um caule semelhante ao do plátano cresce mesmo nos terrenos a beira mar.Da frutos de 3 compartimentos que abrindo mostram 6 filas de sementes como feijões de um preto acinzentado. O seu pó ou antes a sua cinza amassada com óleo de palma cura o zagre. Os casulos são revestidos de uma espécie de pelo loiro que se introduz na pele e è muito incomodativo.
-MUZUMBA-(Milletia versicolor) Arvore pequena. O entre casco da boas correias . Bonita madeira muito rija, dela se fazem cavilhas. Região do Gulungo.
-MUZUMBA-(Brachystegia tamarindoides,Welv.) Serve para a indústria de cortumes e de fibras têxteis. Região do planalto central.



José Carlos dos Santos Almeida
(Coleccionador)
fotos retiradas da net












Pensar e Falar Angola

Sem comentários: