segunda-feira, 30 de abril de 2012

Porque ontem foi o Dia Mundial da Música


COMPANHIA DE DANÇA CONTEMPORÂNEA DE ANGOLA
Mensagem do Dia Mundial da Dança


Instituído pela UNESCO em 1982, o dia Mundial da Dança é assinalado a 29 de Abril, em homenagem a Jean-George Noverre (1727 – 1810) cujas reformas determinaram transformações essenciais para a imposição da dança como forma artística independente.

Dado o seu estatuto original, a dança em Angola estabelece-se enquanto agente de integração e preservação de um sentimento identitário e de comunidade. A sua presença no nosso quotidiano é constante e resultado de um quadro cultural propício à absorção de estruturas rítmicas desde a nascença, ligação que é fortalecida por uma participação permanente nas diversas celebrações sociais. Por outro lado, temos um terreno fecundo onde germinam distintos géneros de dança que envolvem diferentes contextos, significados e formas, conciliando o seu carácter de comunicação religiosa, ritualística ou curativa, com o lado recreativo e de intervenção social.
Não se circunscrevendo a um único universo, a dança abraça desde as manifestações de âmbito ancestral e popular, a outras expressões como as linguagens artísticas, académicas, contemporâneas e as de cariz urbano com vida mais efémera. A diversidade e a originalidade constituem dois pontos de caracterização das novas linguagens da dança. Assim, a convivência entre a tradição e a actualidade é possível, já que a transferência de
contextos propõe novos desafios que acompanham a própria evolução social. Ao ser uma actividade motora exclusivamente humana, a dança funda-se no movimento e possui sempre a intenção de comunicar. Por se manifestar em vários planos, a sua definição não pode excluir um enquadramento sócio-cultural e político.
Sendo este um dia de celebração da dança, ele é também uma oportunidade de reflexão sobre o imperativo de se associar o desenvolvimento da dança e das demais formas de arte, a uma ampla estratégia onde divulgação, o resgate, o estudo e o estímulo à criação se devem alicerçar num sistema de formação artística e cultural sólido, a vários níveis.
A Escola é um viveiro, onde são reveladas as conquistas técnicas, teóricas e filosóficas da dança e facultadas as ferramentas reconhecidas, universalmente, como indispensáveis para um desenvolvimento artístico integral.
Só assim produziremos uma dança que expresse o viver de uma Angola contemporânea; uma dança que, inspirada na sua ancestralidade, se projecta, destemidamente, para o futuro. Todos podemos e devemos dançar. E todos podemos respirar a diversidade de discursos com que a dança nos continua a surpreender.

A Companhia de Dança Contemporânea felicita todos os profissionais e praticantes de dança em Angola e no mundo, para que este dia seja reverenciado com todo o respeito e dignidade merecidos. Este colectivo profissional encoraja ainda a que se renove o olhar sobre a dança para que ela seja acolhida, não apenas numa perspectiva de recreação, mas como um produto de actividade intelectual, de investigação e de criação.


CDC Angola
Luanda, 29 de Abril de 2012

foto de Rui Tavares
__________________________________________
Companhia de Dança Contemporânea de Angola
Tel: 00244 926569169
http://www.cdcangola.com/

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: