Responsável considera livro instrumento para o desenvolvimento do país
A directora da biblioteca nacional, Maria José Ramos, considerou hoje, segunda-feira, em Luanda, o livro como um instrumento fundamental para o desenvolvimento do país.
Em declarações à imprensa, a propósito do dia Mundial do livro e direitos do autor (23 de Abril), a responsável frisou que o livro é um veículo fundamental para o processo do ensino e aprendizagem, para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento intelectual do
homem.
“O livro é um instrumento nas suas mais variadas formas, quer seja impresso, quer seja em formato electrónico”, acrescentou.
Segundo Maria José Ramos, em Angola já se começa a notar o hábito de leitura por parte da população, “apesar de notamos que as pessoas vêm mais a biblioteca para encontrar as resoluções das tarefas escolares”, sublinhou.
De acordo com a responsável, a data que se assinala hoje é importante para a reflexão em torno do incentivo a leitura, a valorização dos autores, a problemática da protecção dos direitos dos autores e todos aqueles que estão envolvidos no processo do livro.
“Penso que devemos continuar a somar esforços no sentido de realmente tornamos realidade o facto de ver Angola transformada num país de leitores, considerando a importância da leitura e o seu papel em todo processo de desenvolvimento de capital humano, pois estamos a reconstruir o nosso país e precisamos de pessoas capazes de o desenvolver, e a leitura tem um papel fundamental no processo de formação”, enfatizou.
Este ano, a Unesco (Organização das Nações Unidos para a Educação, Ciência e Cultura) tem como lema da efeméride "Livros e Tradução", considerando que a celebração coincide com o 80° aniversário do lndex Translationum, uma bibliografia internacional de traduções, publicada por essa agência especializada das Nações Unidas, e que constitui uma ferramenta única para monitorar as traduções de publicações no mundo.
O Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor foi instituído pela Unesco em 1995 para render tributo ao livro e aos seus autores, em homenagem a grandes nomes da literatura universal que nasceram e faleceram na mesma data.
Fonte: ANGOP
Pensar e Falar Angola
Sem comentários:
Enviar um comentário