terça-feira, 22 de maio de 2012

TEDxLuanda - Nós, Amanhã


Nós, Amanhã

26 de Maio de 2012

Organizado pela primeira vez em África, num país de expressão portuguesa, o TEDxLuanda conta com 16 oradores, nacionais e internacionais, ligados aos  temas centrais da conferência:
O Futuro é generoso –  o empreendedorismo, a partilha, a educação. O Amor – emoções, música e artes.  Angola –  sua cultura, as suas empresas, os artistas, os caminhos, a gastronomia. O Amanhã –  a natureza e a sustentabilidade dos nossos recursos.
Junte-se a nós, traga as suas idéias e histórias para compartilhar com um grande público. Vamos desta forma abrir novas portas para um futuro melhor.
Para mais informação por favor contacte-nos em:tedxluanda@gmail.com

Ana Clara Guerra Marques

ANA
CLARA GUERRA MARQUES

Pioneira da dança contemporânea em Angola

Coreógrafa de nacionalidade angolana é Mestre em Performance Artística – Dança e Licenciada em Dança no Ramo de Educação. Prémio Nacional de Cultura e Artes, inicia os seus estudos de dança em Luanda, em 1970 e, com apenas 16 anos de idade, o Ministério da Cultura de Angola confia-lhe a direcção da única Escola de Dança existente no país e directora da Companhia de Dança Contemporânea.
Da sua estratégia para a defesa e projecção da dança enquanto linguagem artística e arte performativa em Angola, fazem ainda parte a sua prática como bailarina e coreógrafa, fundando em 1991 a Companhia de Dança Contemporânea de Angola, a primeira companhia profissional em Angola com a qual produz uma ruptura estética na conservadora cena da dança angolana.
Pioneira da dança contemporânea em Angola, introduz novas formas e conceitos de espectáculo e inaugura a utilização de espaços não convencionais, com performances que marcam o seu trabalho com alguns dos mais reconhecidos escritores e artistas plásticos angolanos, na procura de novas linguagens pelo diálogo com outras formas de expressão. Traz para Angola a Dança Inclusiva.
Ao utilizar a dança como instrumento de intervenção deixa perceber, através das suas criações, a sua irreverência e sentido crítico.
Dirigiu mais de uma centena de espectáculos profissionais e foi coreógrafa coordenadora dos espectáculos das cerimónias de abertura e encerramento da Taça Africana das Nações Orange Angola 2010.
Como professora e investigadora tem tido participação activa em diversos encontros, palestras, conferências e workshops de âmbito nacional e internacional e tem publicado diversos artigos em revistas académicas internacionais e periódicos angolanos. É autora dos livros A Alquimia da Dança, A Companhia de Dança Contemporânea de Angola e Para uma História da Dança em Angola – Entre a Escola e a Companhia: Um Percurso pedagógico.
Na área da investigação, interessa-se pelas danças patrimoniais de Angola, dedicando-se particularmente às danças de máscaras cokwe.
Carla Serrão

CARLA
SERRÃO

Consultora em Desenvolvimento Sustentável e Planeamento Estratégico em contexto de Países em vias de Desenvolvimento

Carla Serrão Fernandes tem 25 anos de experiência de trabalho estando desde 2003 em Angola. Consultora para a Áreas técnicas de Desenvolvimento Sustentável nas especialidades da Planeamento Estratégico, Ambiente, Desenvolvimento Local, Socioeconómico, Turismo, Ordenamento Territorial, Capacitação de Actores Locais e Coordenação de Projecto. Trabalhou com diversas instituições na Europa e está neste momento a oferecer consultoria e monitorização à Casa Civil da Presidência de Republica de Angola no Programa Municipal Integrado de Desenvolvimento Rural e Combate à Pobreza.
Licenciada em Turismo, vertente recursos ambientais, culturais e informação pelo Instituto de Novas Profissões (INP-Lisboa) e Pós Graduação em Estudos Africanos, Especialidade em Desenvolvimento Social e Económico em África, pelo Instituto Superior de Ciências do trabalho e da Empresa (ISCTE- Lisboa)
Fomentadora, organizadora e produtora gere o seu enorme volume de trabalho através do seu lema de vida: SABER RESPIRAR!!!
Nas suas próprias palavras, é necessário “Percebermos as partes, os limites e agirmos com verdade interior. Nunca esquecer um dado: aquele que o universo nos traz para associarmos com os dados que já temos. Depois … é seguirmos o nosso coração e razão com bom senso e determinação! A vida é um caminhar ao encontro de nós próprios”.
Cláudio Rafael

CLÁUDIO
RAFAEL

Criativo

Nasceu em Cabinda, passou toda a sua juventude no Rio de Janeiro e mais tarde um pouco em Lisboa.
Estudou Fotografia no SESC e Comunicação na ETEC e Propaganda e Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing , tudo no Rio de Janeiro.
Com várias distinções na publicidade, já arrebatou prémios no Brasil, Portugal, Namíbia, Moçambique e Kenia.
Sempre apaixonado pelas dinâmicas sociais reflecte na fotografia tudo o que não deve ser explicado, com participação e três exposições como fotografo e designer  – II Trienal de Luanda – 2010 (Geografias Emocionais | Arte e Afectos); Algo Diferente – 2008 (Design contemporâneo e o poder das convenções); I Trienal de Luanda – 2007 (arte, cultura, política e história contemporânea).
Além da Publicidade e Fotografia dedica-se a contaminar as pessoas com ideias que podem mudar o nosso mundo.
Diassala André

DIASSALA
ANDRÉ

Educador

Coordenador Nacional do Programa de Empreendedorismo no Currículo do Ensino Secundário, que está a ser implementado pelo Ministério da Educação, a titulo experimental em nove províncias de Angola, e que tem como principais objectivos sensibilizar, entusiasmar e capacitar os alunos a desenvolverem uma atitude empreendedora.
Licenciado em Matemática e Física Pedagógica é Mestre em Didáctica de Física pela Universidade de Leipzig, na Alemanha, e várias outras especializações completam a sua formação.
Nascido em 1967, em Nambuangongo no Bengo, tem feito um percurso quase exclusivamente dedicado à investigação e ao ensino. Foi Assistente de Investigação do INIDE, do MED-Angola, e membro do projecto de pesquisa, formação e aplicação do Bureau Internacional de Educação (BIE)/UNESCO “Curriculum, Competences et Lutte contre la Pauvreté en Afrique Subsaharienne”. É também autor de manuais e guias escolares, tanto para alunos como para professores.


Ver mais em TEDxLuanda









Pensar e Falar Angola

Sem comentários: