sexta-feira, 11 de maio de 2012

Faleceu ontem o Dr. João Baptista Vieira Lopes


Lisboa - Faleceu  na  manha de 10 de Maio, em  sua residência, em Luanda, o nacionalista  João Baptista de Castro Vieira Lopes cujo enterro esta marcado para sábado.  O malogrado que completou 80 anos,  no passado  dia 8 de Maio morreu vitima de doença   prolongada  associada a neoplasia da próstata.

Fonte: Club-k.net
Médico e professor Universitário
Antigo Guerrilheiro e médico de profissão, João Baptista de Castro Vieira Lopes era conhecido nas lides políticas como um dos últimos sobreviventes  da linha dos co- fundadores do MPLA. Fez parte da geração que após concluir os estudos no liceu em Luanda,  embarcou para Portugal em 1952 para estudar Medicina.

Em terras lusas, foi Presidente da Casa dos Estudantes do Império e dirigiu a famosa “fuga dos 100”  que teve como destino os Congos onde se   encontrava  a direção do MPLA. Ai foi  imediatamente integrado  no Corpo Voluntário de Angolanos de Ajuda aos Refugiados (CVAAR), uma organização humanitária afecta a este movimento e que tinha a cabeça Deolinda Rodrigues.  Documentos da PIDE datados de 1962 apresentam  João  Vieira Lopes  como um  influente  membro  do  Comité  Director  do MPLA equivalente ao  Bureau Político de hoje que esteve a estagiar  em  Louvanium  (Hoje Kinshasa). Concluiu  a sua formação acadêmica  aos 29 de Junho de 1963 na especialidade de ginecologia.

Ainda ao tempo do exílio, incompatibilizou-se com Agostinho Neto, e de seguida mudou-se para Argélia onde praticou médica.  Neste país, estava com um  outro dissidente, Viriato da Cruz. No período  pos Independência regressou a Angola, onde  exerceu  a sua profissão e ao mesmo tempo  a dar aulas na Universidade Agostinho Neto.

Com a abertura ao multipartidarismo, o professor  João  Vieira Lopes   participou nas eleições de 1992, tendo sido eleito como  deputado único  da Frente para Democracia, partido onde se encontrava um sobrinho, seu Filomeno Vieira Lopes. Até a data do seu desaparecimento físico ocupava o cargo  de Presidente da Mesa de Assembleia-Geral da liga africana.




Pensar e Falar Angola

Sem comentários: