quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Visitando blogs (18) - Pitigrili


Pode blog de jornalista ser outra coisa que não sobre notícias, a novidade, o acontecimento, a vida? Se é isso que nos leva para o jornalismo, tornado primeiro paixão, depois profissão e busca pela perfeição impossível, até se transformar em vício, como poderia blog de jornalista ter outro rumo?
É aqui que trato das minhas maiores paixões. Primeiro, Angola e Luanda, claro. Logo a seguir vem o fascínio pela política mundial, a história, de onde viemos e para onde, em conjunto, vamos.
Os automóveis estão-me no sangue desde que guiei, ao colo do meu pai, a Ford F-100 azul escura que ele na altura tinha. Comecei a guiar sozinho (às escondidas) aos 9 anos – e nunca mais parei. Levantava-me às 4 da manhã para ir ver os treinos do Grande Prémio de Angola e pela marginal de Luanda vi acelerarem os maiores nomes e os melhores bólids da época.
Foram os ralis, não os circuitos, que me conquistaram. Dias e noites consecutivas de poeira e solavancos deram-me a conhecer quase toda Angola, por estradas e picadas que para sempre ficaram gravadas na memória.
O gosto pela vida aguça a curiosidade pela novidade que pode determinar o que vai ser o amanhã, desde tecnologia que muda diariamente à evolução social exponencialmente imparável.
Quando nasci em 1944, deram-me o nome dos primogénitos da família – Manuel Ricardo. Mas é Pitigrili, o nome que para mim escolheram no Liceu Nacional Salvador Correia em 1954 (aos 9 anos de idade), que continuo a a chamar-me em Angola.
Enjoy!



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: