sábado, 22 de janeiro de 2011

Filosofia Africana na linha do tempo

Muanamosi Matumona acaba de lançar, em Lisboa, mais uma obra científica. Desta vez, o também padre escreveu sobre o pensamento africano, tendo o livro como título: “Filosofia Africana na linha do tempo. Implicações epistemológicas, pedagógicas e práticas de uma ciência moderna”. A obra tem 192 páginas e seis capítulos e é patrocinada pelo CLEPUL (Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) e pelo Governo da Província do Uíge.

A próxima paragem para a apresentação do livro é a terra do bago vermelho, onde nasceu o autor. Por este trabalho de investigação científica, realizado com empenho e brio, JD felicita o autor, desejando-lhe êxitos na sua missão de estudioso. Aliás, o colectivo deste diário desportivo sente grande satisfação pela iniciativa do seu colega. O padre-jornalista Muanamosi Matumona é autor de várias obras científicas sobre a filosofia, teologia, sociologia africana e jornalismo angolano.


Sobre o autor:

Muanamosi Matumona nasceu no Uíje (Angola) em 1965. Sacerdote católico, jornalista e professor de Sociologia e de Filosofia Africana na Universidade Agostinho Neto e no Seminário Maior do Uíje, estudou filosofia, teologia, comunicação social e sociologia em Lisboa, no Porto e em Roma. É autor de várias obras, entre as quais: Jornalismo Angolano: História, desafios e expectativas (2002); A Reconstrução de África na era da modernidade. Ensaio de uma Epistemologia e pedagogia da Filosofia Africana (2004); Cristianismo e mutações sociais em África. Elementos para uma teologia Africana da Reconstrução (2005); Teologia Africana da Reconstrução como novo paradigma epistemológico. Contributo lusófono num mundo em mutação (2008); Os Media na era da globalização. Para uma sociologia do Jornalismo Angolano (2009).


por Augusto Fernandes
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola