terça-feira, 12 de outubro de 2010

Mostra fotográfica



Centenas de fotografias de autores angolanos vão ser apreciadas a partir de amanhã
Fotografia: Paulino Damião
Depois da exposição fotográfica “África” que abriu a II Trienal de Luanda, amanhã vai ser inaugurada uma nova mostra, intitulada “Fotografia Angola”. Restrita aos fotógrafos angolanos, a exposição estará patente nos habituais espaços que albergam as mostras de artes visuais. 
Às 18h30 de segunda-feira abre o primeiro espaço, no Salão Internacional de Exposição (Siexpo) e uma hora depois abre a galeria do espaço Platinium.
As galerias Soso do hotel Globo e da União Nacional dos Artistas Plásticos vão ser abertas em simultâneo, a partir das 20 horas de amanhã. 
Entre os artistas, 17 fotógrafos participam individualmente e outros de forma colectiva, através da colecção do Banco do Espírito Santo, que colabora com a Fundação Sindika Dokolo na mostra.
A exposição apresenta trabalhos de artistas estreantes na fotografia, como o actor Miguel Husrt, cuja carreira artística é mais conhecida no teatro, nas telenovelas e no cinema.
O editor e produtor audiovisual Paulo Azevedo e o engenheiro de som Gita Cerveira juntam-se também aos fotógrafos com experiência cujas obras vão estar patentes de 12 a 23 do corrente mês nos espaços Sosos. Os trabalhos de Sérgio Afonso, Nguxi dos Santos, Ndilo Mutima, Chilala Moco, Kiluanji, Nástio Mosquito e Cláudia Veiga, artistas que participaram na I Trienal de Luanda (2007), constam entre as obras expostas, inspiradas pelo quotidiano da cidade de Luanda.
Substituir o texto escrito pelas imagens afim de criar um diálogo com o observador constitui a premissa estética da exposição “Fotografia Angola”, segundo os conceitos defendidos pela organização da Trienal.
Com base em dados da Fundação Sindika Dokolo, desde a inauguração da II Trienal mais de duas mil pessoas já visitaram as exposições e assistiram aos espectáculos e conferências que decorrem na capital.


Publicada por Bruno Arzak
Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola