domingo, 24 de outubro de 2010

Conferência sobre a Sociedade Tchokwe

A cidade de Luanda vai receber mais de 400 investigadores e estudiosos da cultura angolana com especial incidência na arte tchokwe, no âmbito da conferência internacional em homenagem a Marie Louise Bastin - “A Arte na Sociedade Tchokwe e nas Comunidades Circunvizinhas”, a decorrer nos dias 9 e 10 de Novembro, no Hotel Trópico.
A conferência, organizada pela Fundação ESCOM em colaboração com o Ministério da Cultura e integrada nas comemorações do 35º aniversário da Independência de Angola, conta com oradores internacionalmente reconhecidos, entre investigadores angolanos e estrangeiros, e visa contribuir para a preservação do património histórico e cultural de Angola, ao debruçar-se sobre as características da arte tchokwe, um dos pilares da cultura angolana.
José Octávio Serra Van-Dunem, presidente da Fundação ESCOM, refere que “esta conferência é um importante acontecimento em Angola na área da cultura, uma vez que reúne, de forma inédita, os maiores especialistas na arte tchokwe, uma arte tão simbólica e importante no contexto da arte e da cultura angolanas”.
Na mesma ocasião, é lançada a primeira edição em português da obra “Arte Decorativa Tchokwe”, de Marie Louise Bastin, antropóloga belga que estudou o povo tchokwe, em Angola, e o explanou em livro, no ano de 1961, numa publicação cultural da Diamang e do Museu do Dundo. 
A edição agora apresentada, em português, resulta de um trabalho de três anos do Museu do Dundo, em parceria com o Museu Antropológico da Universidade de Coimbra, em Portugal.
Os cokwes marcaram a sua história e a produção artística nas províncias da Lunda-Norte, Lunda-Sul, Malange, Moxico e no Kuando-Kubango. No âmbito das suas tradições e crenças, foram responsáveis pela criação de alguns dos objectos e símbolos mais apreciados e significativos da arte africana. 
Conhecida como símbolo da Cultura Nacional, a vulgarmente nomeada “Estátuta do Pensador”, designada correctamente por Kuku, é uma manifestação precisamente da arte tchokwe.  Ao promover esta conferência, a Fundação ESCOM espera aumentar a partilha de conhecimentos em torno da arte tchokwe e enaltecer a riqueza do património cultural angolano.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: