segunda-feira, 21 de julho de 2008

VOCIFUKA COLONYANE


Lançada obra literária ´Vocifuka Colonyañe´
Luanda, 18/07 - A sede da União dos Escritores Angolanos (UEA) foi pequena para acolher hoje, sexta-feira, acima de 150 pessoas que adquiriram cópias do novo livro do escritor angolano Domingos Florentino, intitulado “Vocifuka Colonyañe” (O Diário da Ilha Graça).


A obra, escrita no género poesia em português está traduzida em Umbundo. Pelo Menos 500 exemplares estão disponíveis para o público. Ao falar na apresentação de “Vocifuka Colonyañe” (O Diário da Ilha Graça), o escritor Rui Manuel Monteiro referiu que “Domingos Florentino" traz uma novidade ou nova idade, em relação a um estilo que já vinha de suas obras anteriores”.


“O discurso, ontologicamente sagrado como antes, é um decantado para uma poética de lapidação, pela sua simplicidade aparente que convida à leitura, de conotação e das palavras que, se adivinharam, juntaram-se para um sentido de rumores, sons e aromas”, disse o apresentador.


Para Manuel Rui Monteiro, a intromissão em Umbundu, sem tradução em rodapé, ou glossário, submete e enfeitiça o leitor que não conhece o significado. Por sua vez, o autor da obra, disse que "esta é uma história de amores, de sofrimentos, de angolanos para angolanos, vivida numa ilha, onde foram obrigados a viver".O livro foi prefaciado por Akir Neto, ilustrado por Van e a revisão pertence a Kátia Frazão.


A obra foi subvencionada pela empresa Sonangol-Holging e contou com o apoio da União dos Escritores Angolanos.


Domingos Florentino é pseudónimo literário de Marcolino José Carlos Moço, nascido na província do Huambo, a 19 de Julho de 1953.

O mesmo é autor dos livros, “Raízes do Porvir” (1997) e “À Luz Alfabética das Palavras” em 2002.

Fonte: Angola Press



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Val Du disse...

Gosto muito desse blog.

Se esse escritor fala através da poesia, então já me sinto interessada nesse livro, pois adoro poesias.

Até mais.

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...