terça-feira, 8 de julho de 2008


O Grupo dos Sete e a Rússia (inglês:Group of Seven and Russia, alemão:Sieben führende Industrieländer und Russland, antigo G7), mais conhecido como G8, é um grupo internacional que reúne os sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo, mais a Rússia. Todos os países se dizem nações democráticas: Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e o Canadá (antigo G7), mais a Rússia - esta última não participando de todas as reuniões do grupo. Durante as reuniões, os dirigentes máximos de cada Estado membro discutem questões de alcance internacional.

O G8 é muito criticado por um grande número de movimentos sociais, normalmente integrados no movimento antiglobalização, que acusam o G8 de decidir uma grande parte das políticas globais, social e ecologicamente destrutivas, sem qualquer legitimidade nem transparência.

Fonte: Wikipédia


Os chefes de estado do G8 estão reunidos no Japão com sete países africanos. Na mesa vão estar em discussão a sustentabilidade, o aumento do petróleo e o impacto que os preços dos alimentos estão a ter sobre os mais pobres.

A África do Sul, Argélia, Etiópia, Gana, Nigéria, Senegal, Tanzânia e a União Africana formam o grupo que se encontra com os países do G8 num hotel isolado em Toyako, em Hokkaido, no Norte do país.O programa está focado no desenvolvimento. Os países africanos estão à espera que a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos, a França, a Grã-Bretanha, a Itália, o Japão e a Rússia confirmem a duplicação da ajuda para África até 2010 que ficou estabelecida no encontro Gleneagles, na Escócia, em 2005.

A União Africana e as organizações não governamentais têm pressionado os países do G8 a desbloquear o dinheiro prometido em 2005. Segundo a União Africana, menos de um quarto dos 25 mil milhões de dólares de ajuda suplementar já foram efectivamente desbloqueados. José Manuel Durão Barroso também está em Toyako. O presidente da Comissão Europeia anunciou que propôs à UE a criação de um fundo de mil milhões de euros para apoiar a agricultura nos países em desenvolvimento. Os fundos, retirados dos financiamentos excedentes da UE que estão inutilizados, serão destinados a melhorar o acesso à produção agrícola.A reunião com os países africanos termina amanhã. Quarta-feira os países do G8 vão estar reunidos com outros sete convidados para discutir o sobre-aquecimento global e temas económicos. A China e a Índia vão estar presentes.

Fonte: Público


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto