sexta-feira, 25 de julho de 2008

Escritores Angolanos - Eurico Josué Ngunga "Kandjila"

Nesta série de Escritores Angolanos falamos de quem apresentou este mês a sua primeira obra em Angola, depois de a ter apresentado, pela primeira vez em Novembro de 2007 em Minas Gerais, Brasil - Eurico Josué Ngunga, Kandjila.
Eurico Kandjila procedeu quarta-feira, no Instituto Superior de Ciências da Educação, na cidade do Huambo, depois de a ter apresentado em Cabinda, na passada semana, no Centro Universitário de Cabinda, a apresentação da sua primeira obra literária intitulada "Njango-Contos em volta da fogueira", escrita em 1994.
Eurico Kandjila fez saber que a referida obra retrata "aspectos da idiossincrasia cultural identitária dos povos ovimbundus (centro sul de Angola), ao mesmo tempo em que ostenta uma conotação antropológica, histórica, sociológica e filosófica, por abordar questões da transmissão de valores mais sublimes da tradição". Além disto, aludiu o escritor, a obra eleva a "cosmo-visão africana perpassada pela oralidade", com intuito de incentivar os leitores a valorizarem a riqueza cultural de cada povo. "O Ndjango representa, na tribo ovimbundu, a forma de passagem do conhecimento pelos mais velhos para perpetuar e fortalecer as gerações vindouras, também significa escola da vida onde os meninos se voltam para aprenderem algo que no futuro os possa identificar", esclareceu.
Para ele, este livro fará com que os leitores recuem ao tempo e estabeleçam conexões entre as narrativas históricas do período colonial português em África e Brasil. O autor manifestou-se, por outro lado, encorajado pelo impacto que o livro está a suscitar no seio de leitores e pesquisadores estrangeiros ávidos em saberem algo mais sobre os usos, costumes e tradições da riqueza pluri-cultural de Angola. "Não esperava que este livro tivesse esta repercussão nos mercados literários dos Estados Unidos da América e França. Alegra-me ainda o facto do livro estar a ser apresentado hoje na terra na qual ele aborda", enfatizou.
Nascido em 1973, no município do Katchiungo, a 64 quilómetros a este da capital da província, Eurico Josué Ngunga "Kandjila", graduou-se em Letras, Teologia e Mídia. É co-autor do livro científico "Orientações e acções da educação das relações étnico-raciais" e também fundador do jornal científico "O literato" da cidade de Belo-Horizonte (Brasil). Actualmente é professor universitário no Brasil, leccionando as disciplinas de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras, Ética Organizacional, Antropologia e Literatura.
Pensar e Falar Angola

Sem comentários: