Edifício desenhado pelo engenheiro Gustave Eiffel nos finais do século XIX e localizado na zona baixa da cidade de Luanda.
É um edificio de grande beleza, com dois pisos e sótão, cingido por uma varanda contínua, ao nível do 2º piso, apoiada por um sistema, delicadissimo, de estruturas em ferro à vista. Esta varanda cria duas faixas de sombra ao longo do edifício, num esforço de integração ao clima tropical.
Toda a estrutura de ferro à vista (ferro fundido) desenvolve-se com aspectos visuais, comparados à filigrana da joalheria, atinge o seu apogeu na definição da entrada, reforçada por frontões e escada, expondo de forma inequívoca o eixo de simetria do edifício.
A arquitectura de Eiffel foi uma autêntica revolução do seu tempo, e caracteriza-se pela predominãncia de dois materias de características opostas - o ferro e o vidro - que convivem numa harmonia de rara beleza.
Neste edifício, o vidro não surge com importância especial, desconhecendo-se se isso, corresponde ou não ao projecto. Como já abrigou diversas funções ao longo de um século, é provável que alguns elementos arquitectónicos já não correspondam ao edifício original.
http://arkivao.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário