domingo, 28 de outubro de 2007

A arquitectura em análise, Mossâmedes

Quando Moçâmedes ainda era Mossâmedes


Os edifícios mais importantes de Moçâmedes no século XIX, ocupavam linearmente a linha da costa: o Hospital D. Amélia, o Palácio do Governo e a igreja.
Os edifícios civis têm como característica comum, a traça oitocentista dos edifícios públicos:
- Linhas clássicas, ritmos de fenestração regular e ritmadas, platibandas com relevos a reforçar as principais geometrias, escondendo os beirais, frontão triangular e centralizado no alçado principal.
- Os vãos das portas e janelas, quer estejam localizados nos pisos térreos, quer nos superiores são encimados por arcos de volta inteira ou perfeitos e/ ou arcos abatidos, com fechos salientes.
- As zonas mais nobres do interior do edifício, tem expressão no exterior, através de varandas salientes.
- Nos alçados a pedra trabalhada é saliente e localizada nos cunhais, molduras de vãos, e frisos de platibanda. Os restantes panos são rebocados e pintados favorecendo a visualização de contrastes.
A. Quelhas
Palácio - colecção Bilhetes Postais de João Loureiro
Hospital D. Amélia - colecção Bilhetes Postais de João Loureiro

Companhia Commercial d'Angola - colecção Bilhetes Postais de João Loureiro

Observem nesta imagem, carros de tracção animal, pormenor que frequentemente´era afastado da câmara fotográfica. Outros pormenores, o candeeiro a gaz e o passeio citadino.






Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anabela Quelhas disse...

Falta um promenor: a cor que desconheço

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...