quinta-feira, 4 de outubro de 2007

HISTÓRIA DA LITERATURA ANGOLANA

Será publicada em 2012, segundo anunciou em Luanda o Ministro da Cultura Boaventura Cardoso, a Primeira História da Literatura Angolana. Esta afirmação foi realizada na abertura dos trabalhos do segundo plenário da comissão especialistas nacionais e internacionais encarregues de escrever a obra. Considerando o tempo que irá consumir editorialmente, pode-se estimar que a obra estará para publicação em 2012.
Segundo o Ministro "a história da literatura angolana, para lá do seu objectivo científico-pedagógico destinado a pesquisadores, professores e alunos, deveria constituir-se em magna fonte de educação patriótica e de consolidação da nação".
Segundo o Director do INALD (Instituto Nacional do Livro e do Disco), António Fonseca, pretende-se criar uma obra de natureza científica que possa traçar os caminhos da literatura angolana, tradição oral, influências coloniais e diversas correntes e obras de autores que se impuseram desde a independência. Para António Fonseca, a história da literatura angolana será importante, não só como instrumento de consulta, mas também como forma de mostrar como as letras angolanas tiveram um "papel na formação de ideias e de movimentos que de alguma forma contribuíram para o nacionalismo, para o desenvolvimento da luta, para o processo independendista e para o processo de paz".

Pensar e Falar Angola

1 comentário:

V.F disse...

Olá! Meu no nome é João, sou estudante do curso de História da Universidade Federal do Maranhão - Brasil. Estou desenvolvendo um trabalho de pesquisa sobre Angola entre os anos 1890-1910. Gostaria de alguma informação sobre onde e como conseguir o livro "Voz de Angola Clamando no deserto", pois a minha pesquisa passa obrigatoriamente pela análise dessa obra. ficarei imensamente agradecido se os senhores poderem me ajudar e contribuir para a difusão dos estudos sobre angola.

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola