quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Um Filme Luso-Angolano


CLIQUE EM LER MAIS

O mítico e admirável "O Miradouro da Lua", do realizador português Jorge António, já foi finalmente editado em formato DVD. Resultado da primeira co-produção cinematográfica entre Angola e Portugal, numa primeira fase foram reproduzidas apenas mil cópias, disponíveis só em Portugal.

O longa metragem, do género ficção, tem a participação efectiva de actores e técnicos angolanos e portugueses, conhecidos, como José Mena Abrantes, Roberto Talaia, Adelino Caracol e Sebem, na altura com 14 anos, João Cabral, João Baião e Paulo Xisto. O filme conta a história de João, um jovem lisboeta que vem a Angola à procura do pai que não conhece, e que no fim do filme, no cenário grandioso do Miradouro da Lua, decide ficar em Angola, quase à imagem do próprio realizador.

O "Miradouro da Lua", rodado em 1992, deveu-se ao intercâmbio entre organismos existentes na época que regulavam o cinema angolano como o Instituto Angolano de Cinema (IAC) e o Laboratório Nacional de Cinema com o Instituto Português de Cinema.

Jorge António disse ao “JA” que o projecto nasceu depois de ter feito uma viagem a Luanda em 1988. "Já tinha escrito em Lisboa uma história que fez os dois governos se interessassem numa parceria cinematográfica, apesar de na altura existir uma guerra civil, daí, tudo ficou pronto para ser rodado em 1992, no período que antecedeu as primeiras eleições multipartidárias em Angola", disse o realizador estrangeiro com mais filmes rodados em território angolano.

A venda do DVD em Luanda, segundo o realizador está prevista para o próximo mês de Dezembro do ano em curso, altura em que Jorge António deverá estrear, em Portugal, o seu mais recente projecto documental intitulado "Kuduro, fogo do museke".

Além de "Miradouro da Lua" e "Kuduro, fogo do museke", que narram aspectos sobre a cultura angolana, da filmografia do realizador português constam ainda os documentários "Uma frase qualquer", "Outras frases" e "Angola, histórias da música popular".



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola