segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ANGOLA , seus sonhos , heróis e ídolos

Mandume



ANGOLA, SEUS SONHOS, HERÓIS E ÍDOLOS.

Os actuais países europeus e outros precisaram de muitas centenas de anos para aprenderem e melhorarem seus governos e tornarem-se estruturalmente mais organizados .

Os países tecnológicos do norte, chamados de mais desenvolvidos, nestas centenas de anos cometeram e cometem muitos erros nos níveis sociais, religiosos, económicos, militares, ecológicos e outros, erros estes por vezes muito graves e desastrosos tais como as últimas grandes guerras na Europa, os processos de descolonização em África e em outros continentes, as enormes catástrofes ambientais actuais e futuras, a exterminação de quase todas as suas florestas originais, a exterminação de raças humanas, de animais e plantas, etc.

Ainda hoje, estes países do norte tecnológico não compreendem os graves problemas ambientais sociais e ecológicos causados pelos seus erros de governação e não estão dispostos a alterar radicalmente seus privilegiados hábitos altamente consumistas e egoístas como, por exemplo, o consumo de energia não renovável nem querem mudar suas economias desenfreadas e gananciosas .

Concluindo, os actuais países denominados desenvolvidos ou países do Primeiro Mundo precisaram de muitas centenas de anos para aprenderem a governar um pouco melhor e melhorarem económica e socialmente seus próprios países mas continuam a cometer erros graves nessa governação, afectando com isso não só seus países como também os outros.

Angola e todos os actuais novos países lusófonos conquistaram sua independência com muito esforço mental e físico.

Estes novos países, seus povos e seus governos não tiveram nenhum apoio nem nenhuma preparação técnica por parte dos antigos países coloniais para governarem-se.

Tem sido um grande esforço pessoal , de cada um , aprender e conseguir executar suas tarefas de governação o melhor possível .

É muito difícil governar qualquer país , mais ainda sem preparo científico e sem experiências passadas , pois administrar e liderar são funções muito técnicas e como todas as técnicas precisam de muito estudo, muito preparo e experiência para serem executadas o melhor possível.

Foi e é muito difícil conseguir manter a funcionar bem , estruturalmente , estes novos países e foi e é de uma heroicidade grande este trabalho de administração diante das muitas e dificeis realidades internas e externas destes novos países .

(clique em Ler mais para aceder ao texto integral)



Os governantes e líderes, passados, actuais e futuros, destes novos países sejam eles políticos, religiosos, sociais, professores, jornalistas, ecologistas, artistas, cientistas, trabalhadores em geral, etc., precisaram e precisam muitas vezes de heroísmo para conseguirem assumir com responsabilidade e seriedade suas funções e assim ajudarem a melhorar estruturalmente o funcionamento de seus países.

Houve uma série de graves erros cometidos pelos chamados países coloniais por não terem aprendido a visionar devidamente o futuro, o que ia acontecer, e por isso não souberam assumir com responsabilidade e seriedade suas obrigações de prepararem estrutural e administrativamente os novos países para assumirem sua própria governação após a sua independência.

No caso de Angola, país privilegiado, tanto a nível de seu povo como de riquezas naturais, foi de uma enorme heroicidade e capacidade conseguir manter a funcionar estruturalmente esta grande nação diante de uma conjuntura internacional desestabilizadora, gananciosa e imoral.

Foi e ainda é uma tarefa extremamente difícil conseguir que este grande país caminhe rumando para um maior desenvolvimento sustentado como é desejo de seu pacífico povo e de todas as suas lideranças actuais, dentro e fora do governo, e que têm dado provas de uma maior maturidade, capacidade e união fraternal.

O povo angolano e todas as suas lideranças actuais estão a dar um óptimo exemplo de sapiência ao mundo assim como o grande mestre Nelson Mandela, hoje primeiro embaixador vivo da consciência humana, herói e ídolo de muitos jovens e adultos mais conscientes do mundo inteiro que se referenciam nele para construírem um presente e um futuro mais harmonioso compreendendo e aprendendo os erros do passado.

Angola necessita de redescobrir mais todos os seus heróis e ídolos, neste inicio do século XXI, em todas as áreas do pensamento, em todas as áreas sociais, económicas, politicas, religiosas, ecológicas, desportivas, científicas, artes, etc.. Pois os jovens e adultos necessitam deles para se projectarem como seres humanos mais competentes.

Angola precisa muito de seus muitos Heróis e Ídolos que com sua atitude exemplar ajudem esta Nação a manter-se em pé orgulhosa de si e consciente de que precisa aprender e melhorar muito mais e quer um futuro mais brilhante.

Todos os jovens e adultos necessitam espelhar-se em heróis e ídolos, que são pessoas que têm sucesso em suas áreas de trabalho, para encontrarem um caminho melhor senão ficam sem referências para desbravar seu próprio caminho.

É preciso transformar todos os seus mais velhos em heróis, sejam eles quem forem, pois mesmo diante de tantas dificuldades conjunturais e estruturais nacionais e internacionais conseguiram manter em pé as estruturas básicas desta bela nação Angolana.

É necessário transformar em ídolos desta nação todos os desportistas, professores, cientistas, artistas, ecologistas, jornalistas, escritores, etc., todas as pessoas que tenham sucesso nas diferentes e úteis áreas da sociedade angolana, aqui ou na diáspora, pois é um caminho que certamente traz muitos e bons frutos.

O sonho é o primeiro passo para o desenvolvimento e um povo sem sonhos é um povo sem projectos.

Ter heróis ou ídolos é despertar a memória, é permitir o sonho, é ter projectos de vida, é querer construir uma Nação que se quer cada vez mais respeitada e respeitosa.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola