sábado, 20 de outubro de 2007

Visitando blogs (7) - Jindungo Puro

Segunda-feira, 8 de Outubro de 2007
Angola “entra no sangue, talvez mais fundo ainda."

Três semanas após o regresso, acho que faz sentido pôr em ordem o jindungo puro…
Por isso, para quem ainda não percebeu toda “a agitação que vai dentro desta cabeça", para a Gisela e para o Rui e, sobretudo, para mim, aqui fica tudo o que não vou esquecer (sem sentido nem ordem, como é próprio das memórias):
- a cor da terra,
- a trovoada e o fogo no regresso de Musselege,
- a Maria e a mãe, a Professora Isabel,
- o arrepio que senti com o hino de Angola cantado pelas crianças no Lombe,
- o carinho do Director Escolar do Lombe,
- o interesse, a vontade e a partilha durante as formações,
- a alegre loucura da viagem para Malange no cockpit do avião,
- os saltos e balanços das viagens de jipe para o Lombe,
- o cabrité, as laranjas e as bananas no caminho para o trabalho,
- a festa de noivado da sobrinha da FF,
- a FF, o Bola de Neve, o Sérgio, o Cambuta, o Dinho...,
- o banho de caneca, o pão quente, as imagens e as fotografias no Quela,
- o churrasco em Kalandula,
- as quedas de Kalandula (onde tudo parece simples e possível),
- as EKAs,
- a entrada e saída das meninas em visita ao senhor N. na Casa de Passagem (eheh),
- a caça ao mosquito em Luanda,
- o repelente todas as noites,
- a viagem de jipe para o Quela,
- o sentir-me mais “eu” do que alguma vez me senti,
- a cumplicidade, as conversas e as gargalhadas,
- a mala da roupa da Gi (parecia uma cartola de mágico, saía sempre de lá alguma coisa...),
- a depilação da Gi,
- o “rrroder!” todas as manhãs,
- Ngazakele Catarina! Ngazakele Gisela! Ngazakele Rui!
- “Domingar”,
- a viagem para Luanda com o Sérgio Godinho,
- os sentimentos de aventura, de liberdade e de pertença,
- e tudo o mais que Angola me deu, que "entra no sangue, talvez mais fundo ainda".

Pensar e Falar Angola

2 comentários:

Anónimo disse...

Tendo voltado a visitar o blogdangola, a que já não acedia há alguns meses por falta de disponibilidade, venho manifestar a minha satisfação por verificar a sua grande riqueza e diversidade, mormente no âmbito cultural.
Continuem sempre!

Anabela Quelhas disse...

Agradecemos e apreciamos a sua visita. Volte sempre