segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Palácio de Ferro, ainda II

Era este o lastimável estado em que se encontrava o Palácio de Ferro antes das obras de reabilitação a que está sujeito neste momento e que prosseguem em surpreendente bom andamento.

O Ministério da Cultura (Mincult) e a Empresa Nacional de Diamantes (Endiama-EP) rubricaram, um memorando destinado à preservação, restauro e valorização do Palácio de Ferro.

Constituído por 10 pontos, no memorando há orientações relativas à criação de uma comissão técnica mista, com vista a implementação do projecto do Museu do Diamante, o asseguramento, por parte do Mincult da existência de pressupostos legais para a efectivação das obras de restauro.

O Instituto Nacional do Património Cultural está obrigado, por força do acordo entre as partes, a propor, nos termos da Lei do Património Cultural, as condições de uso e conservação deste edifício classificado, colaborando com a Endiama na instalação do Museu do Diamante.

Consta ainda do acordo, a proposta para a celebração de um contrato administrativo de exploração de domínio público, que determinará a forma de gestão, tutela, obrigações e duração da exploração do imóvel.

Segundo o director do Património Cultural, Xavier Yambo, o restauro do Palácio de Ferro, cujo processo se vem arrastando desde 1995, é de grande valia para a memória do povo angolano.

"É um elemento arquitectónico que tem um elevado significado para Angola e culturalmente ainda mais porque permitirá a manutenção de uma estrutura, património que constitui um testemunho da memória colectiva dos angolanos"- disse.

O Mincult aprovou o projecto executivo de restauro, apresentado pela Endiama, tendo em conta a necessidade da recuperação do conjunto arquitectónico designado Palácio de Ferro, classificado por despacho nº37/77 de 06 de Agosto, como Monumento Histórico, na rubrica de imóveis de interesse público.

O projecto inclui o restauro das áreas adjacentes e complementares em cumprimento à Lei do Patromónio Cultural.

As obras de restauro, já iniciadas em Março deste ano, têm a duração de 14 meses. Estão a cargo da empreiteira brasileira Odebrecht.

A intenção da empresa diamantífera de Angola é transformar o Palácio de Ferro em Museu do Diamante.

Património histórico e cultural de Angola, o Palácio de Ferro foi projectado pelo francês Gustave Eiffel e erguido no final do século XIX.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola