sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Obras de restauro do Palácio de Ferro


Adriano de Melo in Jornal de Angola


O ministro da Cultura, Boaventura Cardoso, disse que as obras de restauro e reabilitação do Palácio de Ferro têm estado a ser bem encaminhadas pela empresa Odebrecht, encarregue pela empreitada. O titular da pasta da Cultura, que visitou ontem o monumento, avançou ainda estar satisfeito pelo facto de as obras estarem a ser realizadas a preceito e na observância daquilo que estabelece a Lei do Património Cultural.
O monumento servirá no futuro, segundo Boaventura Cardoso, como exemplo do trabalho de restauro que deve ser feito a nível nacional em todos os monumentos, particularmente àqueles em estado avançado de degradação. "Foi uma grande satisfação para mim ver hoje o aspecto que o Palácio de Ferro tem tomado desde que iniciaram em Março do presente ano as obras de restauro", disse.
De acordo com o ministro, após a sua reabilitação o Palácio de Ferro albergará, "como é do domínio público", o futuro Museu dos Diamantes, que será uma instituição museológica de carácter específico, ligada ao Mincult do ponto de vista metodológico.
Tendo em conta o programa do Governo de preservação e valorização do património cultural, o ministro da Cultura agradeceu à Endiama pela iniciativa de reabilitar o Palácio de Ferro, pois como defendeu iniciativas do género ajudam o país a ganhar e a desenvolver-se, particularmente no ponto de vista cultural.
(clique em Ler Mais)


Para Boaventura Cardoso, o exemplo deveria ser seguido por outras empresas, "porque só desta forma o país poderá recuperar alguns dos seus monumentos e sítios, em especial aqueles de grande dimensão e abrangência cultural, que exigem uma técnica especial e arquitectos especializados".
A recuperação do acervo histórico e cultural do país, disperso ao longo dos anos pelo colonialismo e pela vandalização de algumas instituições museológicas durante o conflito armado, é outra das preocupações prioritárias do Ministério da Cultura, segundo Boaventura Cardoso.
"Teremos de fazer um grande esforço, particularmente nesta fase de reabilitação do país, para reavermos grande parte do acervo cultural angolano, porque agora é hora de termos uma consciência unificadora, centrada na valorização da cultura nacional e da sua dinamização", destacou.
A ser entregue até Maio de 2008, a restauração deste património representa, para o presidente do conselho de administração da Endiama, Arnaldo Calado, uma mais-valia no engrandecimento e na valorização da cultura nacional. "Neste momento todas as atenções da Endiama estão concentradas na restauração do Palácio de Ferro", adiantou. Património histórico e cultural de Angola, o Palácio de Ferro foi projectado pelo francês Gustave Eiffel - o mesmo engenheiro que participou na construção da Torre Eiffel e da Estátua da Liberdade - e erguido no final do século XIX. Desconhece-se até ao momento a data exacta da sua construção



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto