sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Malange


Com uma superfície territorial de 97.602 km2, a província de Malanje situa-se no planalto norte de Angola e tem como capital a cidade de Malanje.
Está limitada a norte pela província do Uíge e pela República Democrática do Congo, a sul pela província do Bié, a oeste pelas províncias do Kuanza Norte e Kwanza Sul e a leste pelas províncias da Lunda Norte e Lunda Sul. Malanje possui altitudes variáveis entre 500 e 1500 metros. Os níveis pluviométricos variam entre 1000 e 1750 mm, enquanto que as temperaturas médias anuais variam entre 20 e 24º C. O clima é tropical húmido.
A vegetação da província de Malanje compõe-se de florestas abertas, savanas, mosaicos floresta-savana e mosaicos de balcedo-savana.
Ocorrem, na província de Malanje, solos pouco evoluídos, solos fracamente lavados ou lavados, solos ferralíticos e paraferralíticos.
Malanje possui 14 municípios e alberga uma população estimada em 1.200.000 habitantes.
Os municípios de Malanje são os seguintes:
Malanje, Cacuso, Calandula, Cangandala, Cahombo, Cambundi-Catembo, Kiwaba Nzoji, Kunda-diá-baze, Luquembo, Massango, Marimba, Mucari, Quela, e Quirima
A província de Malanje subdivide-se em três zonas Geo-Económicas:
O planalto de Malanje, a Baixa de Kassanji e a Zona do Luando.
Malanje é uma província essencialmente agrícola, onde se destacam as culturas de mandioca, arroz, algodão, milho, a batata-doce, ginguba, girassol, feijão, soja e hortícolas, etc. A pecuária está especialmente direccionada à criação de gado bovino, caprino, suíno e ovino.
No domínio dos recursos minerais, Malanje possui também ocorrências de diamantes, ouro, manganês e minerais radioactivos, entre outros.








Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola