segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Afrobasket Angola 2007

Angola organiza prova inédita

A República de Angola entra em 2007 na história da "bola ao cesto" Africana com a organização de uma prova inédita no histórico da Fiba-África. Entre 15 e 25 de Agosto, Angola recebe o Afrobasket´2007, esta que será a vigésima quarta edição da Taça de África das Nações em Basquetebol sénior masculino.

Pela primeira vez a prova será disputada em cinco cidades diferentes e com 16 selecções nacionais, já que até agora eram apenas 12 no máximo.

Esta é a terceira vez que o país chama a si a maior prova basquetebolística, tendo para tal o Governo criado as condições necessárias para tornar o evento uma referência para o futuro.






A construção de quatro pavilhões de raiz nas cidades-sedes e uma organização com padrões de campeonato do mundo garantem desde já um lugar impar para o Afrobasket'2007 na história da modalidade no continente.

A prova tem uma componente profundamente social pois o seu lema aborda um assunto candente no mundo e particularmente em África, que é o combate à Sida.

Depois de um longo tempo de conflito armado terminado em 2002, Angola vem recuperando de forma célere a sua posição no concerto das nações. E nisso o desporto tem sido um sector muito activo. A participação inédita no campeonato do mundo Alemanha’2006 (futebol) marcou o apogeu.

O basquetebol, cuja trajectória vitoriosa teve início muito antes da pacificação, é um dos maiores embaixadores de Angola. A selecção nacional é a que mais títulos tem no continente a nível dos Afrobasket, com uma larga vantagem em relação os seus perseguidores.

Desde a sua primeira participação em 1980, Angola já venceu oito títulos em nove provas, ou seja, desde 1989 tem triunfado nesta prova, exceptuando a edição de 1997. O Senegal e o Egipto, ambos com cinco troféus, são os seus mais próximos concorrentes.

Para esta edição, que apura o vencedor para os Jogos Olímpicos de Pequim, Angola, como campeã em título e país anfitrião, o Senegal, vice-campeão, a Nigéria, medalha de bronze, e a Argélia, quarta da última edição, são os cabeças-de-série do Afrobasket.

Na primeira fase do torneio, o Grupo A jogará em Benguela e Angola, como cabeça-de-série, terá como adversários as equipas de Marrocos, Cabo Verde, Rwanda, segundo ditou o sorteio.

No Grupo B, a equipa do Senegal, vice-campeã africana, tem ao seu lado o Mali, a Cote d’Ivoire e o Egipto, disputando-se os jogos na cidade do Lubango (Huíla), ao passo que a Nigéria, cabeça-de-série do Grupo C, defrontará a República Centro-Africana, a Republica Democrática do Congo e a Libéria, a província do Huambo.

Por seu lado, na Cidade de Cabinda, a Argélia, como cabeça-de-série, terá como oponentes as selecções nacionais da Tunísia, África do Sul e Camarões, integrantes do Grupo D.


Fonte: AngolaPress

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...