terça-feira, 14 de agosto de 2007

Café

As autoridades angolanas estão desenvolvendo, em Porto Amboim, na província do Quanza-Sul, um projeto-piloto destinado a aumentar a produção de café no país, segundo informações da Cafangol. O projeto, estimado em 8,5 milhões de dólares, prevê o cultivo de café robusta numa área com cerca de 17 mil hectares com vistas a obter uma produção anual de 40 mil toneladas, que corresponderá a 650 mil sacas de café. Números relativos a 2005 mostram que a produção do café em Angola alcançou apenas 75 mil sacas, muito abaixo da Etiópia, Uganda e Quênia, os principais produtores de café de África.
A Cafangol, entidade a quem o governo atribuiu competências para colocar o café angolano no mercado externo, calcula que uma tonelada de café (aproximadamente 16 sacas de 60 quilos) é cotada, atualmente, em cerca de mil dólares.
O governo pretende que a Angola volte a posicionar-se como um dos grandes produtores mundiais de café, à semelhança dos anos 1970, quando chegou a ser o 4º da escala mundial. Atualmente, a produção angolana não vai além de um décimo do que produzia em 1976. Segundo a Procafé, após o fim da guerra civil, o setor de café em Angola começou a registrar um crescimento assinalável, apesar das dificuldades que ainda condicionam o seu desenvolvimento, passando de 800 toneladas (aproximadamente 13 mil sacas de 60 quilos) para 5 mil toneladas/ano (aproximadamente 83 mil sacas de quilos).



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola