quinta-feira, 16 de agosto de 2007

SAÚDE NO HUAMBO

Cerca de 10 toneladas de medicamentos essenciais e material gastável diverso, adquiridos pela direcção provincial do Huambo da Saúde, foram quinta-feira entregues, nesta cidade, pela empresa importadora Farmogenericos. O material, orçado em 134.338 dólares americanos, é um gesto da direcção provincial da Saúde para atenuar à carência de fármacos que desde Junho se generalizara nos centros e postos de saúde da região do Planalto Central de Angola.

Os fármacos, entre antibióticos, analgésicos, vitaminas e outros, foram entregues ao departamento provincial dos medicamentos essenciais da direcção provincial da saúde no Huambo.

Os meios diversos foram adquiridos com fundos provenientes do Orçamento Geral do Estado (OGE), atribuído à direcção provincial da Saúde.

De acordo com o responsável da Farmogenericos no Huambo, Fernando Maya, pretendem entregar ainda outras cinco toneladas de medicamentos e meios gastáveis diversos, no final do mês em curso, tão logo cheguem ao país.

“Houve um atraso na entrega dos meios por razões financeiras, mas tudo está a ser feito para cumprimos com o compromisso assumido com a direcção provincial da Saúde”, referiu o responsável da empresa angolana de comercialização de medicamentos.

O chefe de departamento de medicamentos essenciais, Cesário Sapalo, em declarações à Angop, admitiu ser insuficiente a quantidade de medicamentos, tendo em conta as necessidades verificadas nos centros e postos de saúde da província do Huambo.

O departamento de medicamentos essenciais da Saúde, precisa de 1.500 kits de medicamentos anualmente para assistir os centros e postos espalhados nos 11 municípios da província do Huambo, com uma população estimada em dois milhões de habitantes.

Nos últimos três meses, os 50 centros e 80 postos de saúde, sem orçamentos, têm sido assistidos em termos de medicamentos, através das unidades orçamentadas, com o auxílio da direcção provincial.

A malária, doenças diarréicas e respiratórias agudas, assim como a má nutrição, são principais patologias registadas nas unidades sanitárias da província do Huambo.



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Anónimo disse...

AINDA BEM QUE EXISTE UMA EMPRESA COM CAPACIDADE E CREDIBLIDADE PARA ESTRUTURAR A PROVINCIA DO HUAMBO EM TERMOS DE PARQUE DE SAUDE. FORÇA HUAMBO, FORÇA FARMOGENERICOS