sexta-feira, 17 de agosto de 2007

ANGOLA DESCRITA, Luanda

(…) Luanda “… é bem uma cidade atlântica. Sobe pelas encostas do vale em que se criou para ver o Atlântico, de mirantes surpreendentes, onde domina em tardes de cacimbo, a perturbadora luz dos trópicos (…)” (Galvão, Henrique in Monografia do império)

A capital de Angola teve espectacular crescimento nos anos de 1930 a 1950 com 60.000 habitantes em 1940, passou a 140.000 (1950), a 225.000 (1960), e quase 500.000 em 1968 (…) (Marques, Oliveira in História de Portugal).

Luanda foi certamente pelo seu desenvolvimento acentuado no 1º quartel do século, percursora nacional em termos de execução de planos: conhece-se o Plano de Urbanização da Cidade de Luanda – que com o de Coimbra foi o primeiro a ser realizado em Portugal pelo urbanista Etienne de Groer (1). (…). O plano (publicado na revista Técnica, do Instituto Superior Técnico, em 12/1944) concluído em 1946, prevê cinco “aglomerados satélites” (…) os quais teriam “… perímetros generosos, para lá de uma zona rural de protecção com cerca de dois quilómetros de largura. De Groer prevê a ligação entre si das cinco cidades satélites por uma semi-circular, a estrada de circunvalação” (Lobo, Margarida Souza – in Planos de Urbanização. A época de Duarte Pacheco (2)).

Possivelmente partindo deste plano, o arquitecto Vasco Vieira da Costa (Aveiro, 1911-1982) executará o seu célebre e inovador trabalho de final de curso na ESBAP, Uma cidade satélite para a capital de Angola, em 1948-49, onde explora a concepção urbanista de inspiração corbusiana(3).

Fonte:Fernandes José Manuel, in Geração africana

1) Etienne de Groer -exilado russo, urbanista contemporâneo de Duarte Pacheco, convidado por este para substituir Agache, seu antigo colaborador, ligado ao movimento inglês das cidades-jardim (urbanismo pensado com zonas de expansão, zonas verdes, unidades de vizinhança). De Groer foi personalidade fundamental na definição dos primeiros planos urbanísticos portugueses e na política do Estado Novo com eles relacionada. Entre outros, foi autor do plano de urbanização de Braga (1942) e com ele colaborou o urbanista David Moreira da Silva nos planos de Luanda e Coimbra.


2)Duarte Pacheco - Duarte Pacheco (Loulé, 19 de Abril de 1899 - Setúbal, 16 de Novembro de 1943), foi um engenheiro e estadista português.








3)Seguindo os principios aplicados por Le Corbusier (engenheiro e arquitecto http://pt.wikipedia.org/wiki/Le_Corbusier)










Pensar e Falar Angola

Sem comentários: