quinta-feira, 9 de agosto de 2007

DIAMANTE

Mineral polimorfo (ou alótropo) do carbono, em geral transparente e incolor. É uma pedra preciosa e a substância natural conhecida com dureza mais elevada (10 da escala de Mohs). Os diamantes industriais - que podem ser naturais ou sintéticos - são utilizados para corte, moagem e polimento.
O diamante cristaliza no sistema cúbico com cristais octaédricos, alguns com faces curvas e estriadas. O elevado índice de refracção de 2,42 e o poder separador da luz, ou «fogo», contribuem para os efeitos espectrais observados em diamantes polidos.
História
O diamante era já conhecido no ano 3000 a.C. e, até à sua descoberta em 1723, no Brasil, a Índia era o principal produtor. No Brasil, a produção teve início em 1723-1724, após a descoberta das jazidas da zona de Minas por Bernardo da Fonseca Lobo. No fim dessa década, a exploração foi regulamentada, determinando-se nomeadamente a tributação a impor aos trabalhadores. No mesmo ano de 1723 encontraram-se diamantes na Baía. Abusos e irregularidades por parte dos contratantes em relação aos contratos feitos com a coroa portuguesa levaram a medidas como a criação da Inspecção-Geral dos Diamantes (1771), que não foi capaz de controlar o problema. O Brasil liderou o mercado mundial durante cerca de século e meio. Os estados com maiores jazidas são Minas Gerais, Baía, Goiás, Paraná e Mato Grosso.
No presente, os principais produtores são: Austrália, República Democrática do Congo, Botswana, Rússia (Yakut), África do Sul, Namíbia, Brasil e Angola; os dois primeiros produzem grandes quantidades de diamantes industriais. Angola iniciou em 1997 a exploração daquela que é a quarta maior mina de diamantes do mundo. Hoje em dia, cerca de 80% dos diamantes gema em bruto produzidos no mundo são vendidos através da De Beers Central Selling Organization, em Londres.

Fonte: Biblioteca Universal

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto