terça-feira, 28 de agosto de 2007

Gnu




Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Connochaetes

A palavra "Connochaetes" deriva de duas gregas: "konnos" que significa barba e "khaite" que significa cabelos caídos - referente aos pelos que possui na face e no pescoço.

Antílope de extranha aparência, habita as savanas do centro e sudoeste da África. Migra todos os anos, na companhia de zebras e gazelas, em busca de pastos frescos e água. Os filhotes são capazes de andar e correr pouco tempo depois do nascimento. Desta forma, podem fugir de leões e outros predadores.

Existem 5 subespécies:

  1. Connochaetes taurinus albojubatus
    • Gnu-do-leste ou Gnu-oriental (Eastern White Bearded Wildebeest); Quênia e Tanzânia
  2. Connochaetes taurinus cooksoni
    • Gnu-de-cookson (Cookson’s Wildebeest); Zâmbia
  3. Connochaetes taurinus johnstoni
    • Gnu-de-niassa (Nyassa Wildebeest); Tanzânia, Malauí, Moçambique
  4. Connochaetes taurinus mearnsi
    • Gnu-d'oeste ou Gnu-ocidental (Western White Bearded Wildebeest)
  5. Connochaetes taurinus taurinus
    • Gnu-azul (Blue or Brindled Wildebeest); Angola, Zâmbia, Moçambique, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, África do Sul, Suazilândia
Este antílope é também designado boi-cavalo, um nome que terá origem no seu mugir característico: «nhum..nhum...». A cabeça do gnu, grande e de focinho comprido, é inconfundível. Os chifres, que existem em ambos os sexos, podem atingir os 0,8 m de comprimento. A sua pelagem pode variar entre o cinzento e o castanho-escuro, sendo os machos mais escuros do que as fêmeas. O gnu azul tem uma crina negra que percorre a parte superior e inferior do pescoço.

Gregária, esta espécie que geralmente forma grupos de cerca de trinta animais, protagoniza grandes migrações que envolvem milhares de indivíduos na busca de água e pastagens frescas.

A época de reprodução ocorre no final da estação das chuvas, quando os animais estão em boa forma. Cada macho, mesmo em migração, defende um território no qual pode manter entre duas a cento e cinquenta fêmeas e crias. Após um período de gestação de cerca de nove meses, a cria nasce no princípio ou um mês antes da estação das chuvas. Seis minutos após o parto, aguenta-se de pé, começa a mamar e está pronta para acompanhar a manada, embora seja extremamente vulnerável aos ataques de leões, hienas e outros predadores. Se lhes conseguir escapar, o gnu azul pode viver até vinte anos.


Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Pena disse...

Li este texto atentamente.
Dele sobressaí uma exaustiva investigação, pormenores específicos delineados com preciosismo e uma imensa dedicação à vida em África.
O conhecimento ancestral ao longo dos tempos fazem com que respeite muito as inúmeras relíquias que pantenteia a cultura neste Continente deslumbrante de mistérios, que não se apagam facilmente da memória dos que tudo isto viveram e presenciaram maravilhados.
Trata-se de dar voz ao que sentimos, pensamos e amamos.
Excelente.
Um amor grande dignificante por África.
Abraço
pena