Classificação
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Bovidae
Gênero: Connochaetes
A palavra "Connochaetes" deriva de duas gregas: "konnos" que significa barba e "khaite" que significa cabelos caídos - referente aos pelos que possui na face e no pescoço.
Antílope de extranha aparência, habita as savanas do centro e sudoeste da África. Migra todos os anos, na companhia de zebras e gazelas, em busca de pastos frescos e água. Os filhotes são capazes de andar e correr pouco tempo depois do nascimento. Desta forma, podem fugir de leões e outros predadores.
- Connochaetes taurinus albojubatus
- Gnu-do-leste ou Gnu-oriental (Eastern White Bearded Wildebeest); Quênia e Tanzânia
- Connochaetes taurinus cooksoni
- Gnu-de-cookson (Cookson’s Wildebeest); Zâmbia
- Connochaetes taurinus johnstoni
- Gnu-de-niassa (Nyassa Wildebeest); Tanzânia, Malauí, Moçambique
- Connochaetes taurinus mearnsi
- Gnu-d'oeste ou Gnu-ocidental (Western White Bearded Wildebeest)
- Connochaetes taurinus taurinus
- Gnu-azul (Blue or Brindled Wildebeest); Angola, Zâmbia, Moçambique, Namíbia, Botsuana, Zimbábue, África do Sul, Suazilândia
Gregária, esta espécie que geralmente forma grupos de cerca de trinta animais, protagoniza grandes migrações que envolvem milhares de indivíduos na busca de água e pastagens frescas.
Pensar e Falar Angola
1 comentário:
Li este texto atentamente.
Dele sobressaí uma exaustiva investigação, pormenores específicos delineados com preciosismo e uma imensa dedicação à vida em África.
O conhecimento ancestral ao longo dos tempos fazem com que respeite muito as inúmeras relíquias que pantenteia a cultura neste Continente deslumbrante de mistérios, que não se apagam facilmente da memória dos que tudo isto viveram e presenciaram maravilhados.
Trata-se de dar voz ao que sentimos, pensamos e amamos.
Excelente.
Um amor grande dignificante por África.
Abraço
pena
Enviar um comentário