quarta-feira, 6 de junho de 2012

PROCESSO DOS 50


Embaixada de Angola promove lançamento do Livro sobre "PROCESSO DOS 50" 
A embaixada de Angola em Portugal promove, quarta-feira, em Lisboa, o lançamento de uma obra histórica dedicada ao “Processo dos 50”, no quadro das festividades do Dia de África, assinalado a 25 de Maio.
O lançamento do trabalho, intitulado “Processo dos Cinquenta: Tempo e Memória (1940-1962)”, da autoria do historiador Fernando Correia, decorrerá na Fundação Cidade de Lisboa, na capital portuguesa, e contará com a presença de entidades diplomáticas e históricas angolanas.
Segundo Alberto Oliveira Pinto, que prefaciou a obra, o “Processo dos Cinquenta designa as detenções em massa efectuadas pela PIDE em Luanda, entre Março e Junho de 1959, de patriotas angolanos residentes em Angola, acusados de apoiar as reivindicações dos angolanos pela autodeterminação e pela independência”.
Alberto Pinto, doutorado em história de África pela Universidade de Lisboa, escreve que “os detidos seriam repartidos por quatro processos judiciais que se arrastariam até meados da década de 1960, consistindo a condenação da maioria na deportação para o Campo de Concentração do Tarrafal, na Ilha de Santiago (Cabo-Verde)”.
“A atitude dos raros advogados que se atreveram a defendê-los foi um acto inequívoco de coragem e alguns, a par dos seus constituintes, são hoje alcandorados pela memória colectiva angolana à categoria de heróis”, disse, adiantando que o “Processo foi decisivo para a insurreição do 4 de Fevereiro de 1961 e o consequente desencadear da luta pela Independência de Angola”. Angop


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: