terça-feira, 3 de julho de 2007

Resumo fotobiográfico de Agostinho Neto

Aquele que viria a ser o 1º Presidente da nação Angolana nasceu na aldeia de Kaxicane, margem do rio Kuanza, na região de Catete, a 60 km de Luanda. Corria o ano de 1922. Nasceu na casa modesta do pastor metodista Agostinho Pedro Neto e de sua mulher, a professora primária Maria da Silva Neto. O menino viria a chamar-se António Agostinho Neto, nome que não tardaria a andar nas bocas do mundo.

Os primeiros tempos da sua formação foram bastantes irregulares, pois a inegável capacidade que demonstrou para os estudos não foi devidamente estimulada pelos pais. Feita a instrução primária, acabou por se arrastar no liceu, não obstante figurar no Quadro de Honra. Tudo porque os pais queriam em que acompanhasse a par e passo o irmão mais velho, Pedro, o qual se atrasara nos estudos e não tinha idêntico aproveitamento. Deste modo, se Pedro reprovava um ano, Agostinho Neto suspendia a preparação e esperava por ele. Assim se explica que, tendo-se matriculado no Liceu Nacional Salvador Correia (hoje Mutu-ya-Kevela) em 14 de Fevereiro de 1934, só concluísse o 7º ano em Janeiro de 1944.

Na altura, o Governo colonial dispunha de uma bolsa de estudo anualmente atribuída ao estudante finalista do liceu com melhor classificação. António Agostinho Neto era um forte candidato, mas com ele rivalizava outro estudante oriundo de Cabinda, António Pinheiro da Silva. Este tinha a vantagem de ser mestiço e católico, enquanto Agostinho Neto era negro e protestante. Ou seja: a religião e a raça tiveram razões que a razão desconhece. Não deixa de ser curioso observar que a evolução futura dos finalistas rivais viria a acentuar as suas diferenças, pois enquanto Agostinho Neto se tornou o líder revolucionário, Pinheiro da Silva foi sempre um apaniguado do regime colonialista e chegou, nos anos 60, a assumir responsabilidades governativas em Angola, como secretário provincial da Educação.


(Clique em Ler Mais para ter acesso a todo o texto)
<---Segunda parte do texto --->
Sem nunca ter desistido de subir a corda mais alto, finalmente Agostinho Neto conseguiu, três anos depois de ter iniciado carreira como funcionário público, reunir condições para estudar na Metrópole. Fê-lo, inicialmente, com as economias que conseguiu realizar dos seus magos proventos. Só dois anos mais tarde, segundo refere Marga Holness, lhe terá sido atribuída uma bolsa de estudos da Igreja Americana Metodista. De facto, Agostinho Neto recebeu outra bolsa que lhe foi concedida por uma instituição portuguesa, o IASA - Instituto de Assistência Social Angola. Tal bolsa, no valor de três mil escudos (quantia bastante elevada para a época), deixou, porém de ser levantada por Agostinho Neto no Ministério do Ultramar, em consequência de ter sido preso e pronunciado por "actividades subversivas" no Tribunal Criminal do Porto. Alertado pela PIDE para este facto, o IASA suspenderia a atribuição da bolsa em 1955.
Entre os frequentadores dos salões literários da Tia Andreza (no nº37 da rua Actor Vale, Lisboa) figuravam, além de Agostinho Neto, outros angolanos, como Mário Pinto de Andrade, Lúcio Lara e Humberto Machado, os poetas santomenses Francisco José Tenreiro e Alda do Espírito Santo, o guiniense Amílcar Cabral e a poetisa moçambicana Noémia de Sousa. A todos animava, segundo Mário Pinto de Andrade, "o retorno às fontes, a redescoberta do "eu" africano, a "reafricanização". Tratava-se, afinal, da réplica lisboeta de um movimento universal africano (liderado por Nicolás Guillén, Sédar Denghor, Aimé Césaire e outros), que implantaria com o nome de "negritude" e que em Luanda encontraria equivalência na corrente literária "Vamos descobrir Angola".(...)

Preso 2ª vez pela PIDE em 9 de Fevereiro de 1955, Agostinho Neto passou dois anos e meio nos cárceres da polícia política portuguesa e depois na Cadeia do Aljube, no Porto, só sendo libertado em 12 de Junho de 1957. Mal se apanhou em liberdade, Agostinho Neto reatou os contactos políticos com os seus antigos companheiros de luta, a tempo de participar na fundação do MAC – Movimento Anti-Colonialista, de que foi personalidade impulsionadora o guineense Amílcar Cabral embora o respectivo Manifesto viesse a ser da autoria de Viriato da Cruz, com alterações introduzidas por Mário Pinto de Andrade e Lúcio Lara.
Mas como nem só de política vive o homem, mesmo que esse homem se chame Agostinho Neto, ei-lo de novo a braços com os estudos de medicina, procurando recuperar o tempo perdido e obter a licenciatura. Segue-se um breve período em que Agostinho Neto parece um cidadão normal, feito chefe de família e com uma profissão prestigiada, a de médico hospitalar. O que não quer dizer que tenha cessado as reuniões políticas, pois estas continuaram a preencher os momentos que os vulgares chefes de família dedicam ao ócio.
Reconfortado com a inesperada manifestação de apoio de que foi alvo na aerogare da Portela em Lisboa, no dia 15 de Outubro de 1960, ao embarcar sob prisão para Cabo Verde, Agostinho Neto chegou de madrugada ao aeroporto dos Espargos, na Ilha do Sal. Com a mulher e o filho, que o acompanhavam, ficou hospedado no Hotel Atlântico. No dia 18, de manhã, embarcou num avião dos Transportes Aéreos de Cabo Verde para a ilha de São Vicente. "No mesmo avião" – segundo refere o comandante da PSP, Fradinho da Costa – "seguiu da cidade da Praia um agente desta polícia com a missão de o vigiar discretamente". Em São Vicente hospedou-se na Pensão Chave de Ouro e, na madrugada do dia seguinte, embarcou no navio mercante "Gavião dos Mares" com destino à Ponta do Sol, em Santo Antão, onde lhe fora fixada residência.
Passados que eram oito dias da chegada de Eugénia Neto à cidade da Praia, precisamente na véspera da data em que deviam seguir para a Boavista, eis que rebentou a "bomba" que levaria Agostinho Neto a ser novamente preso e a regressar a Lisboa para os cárceres da polícia política. O motivo é registado pelo chefe da PIDE de Cabo Verde, numa informação que o governador datava de 25 de Setembro. Eis o que nela se diz: "Parece que a mulher do Dr. Agostinho Neto (Maria Eugénia Neto), que recentemente regressou da Metrópole, trouxe para esta cidade uma fotografia onde se vê um grupo de militares europeus com a cabeça de um preto espetada num pau. Diz-se que a fotografia em referência foi tirada em Angola, mas certamente tratar-se-á de uma falsificação destinada à propaganda política. Que se saiba, o Dr. Agostinho Neto tem mostrado a aludida fotografia a alguns indivíduos do grupo com quem se relacionou na cidade da Praia.

Entretanto, Agostinho Neto e a família saíram da residência que habitavam em Alfama – e onde estavam sob a mais intensa vigilância da PIDE -, indo instalar-se em Sintra, perto da Praia das Maçãs, numa casa de férias pertencente a Maria Amélia da Silva, mãe de Maria Eugénia Neto.








Finalmente, no dia "D" (30 de Junho, segundo os registos de Jaime Serra, embora Cunhal se refira a 6 de Julho), Arménio Ferreira foi à Praia das Maçãs buscar Agostinho Neto, a mulher, Eugénia Neto e o filhos Mário Jorge e Irene Neto, ele com um ano e meio e ela com menos de um ano. Bagagem, a mais elementar, até para não dar nas vistas. Conta Jaime Serra que o embarque "fez-se calmamente, como se tratasse de uma família burguesa que fosse dar um passeio ou fazer uma pescaria na costa num fim-de-semana. Tudo isto ali mesmo nas barbas da Guarda Fiscal, que tinha próximo um posto de vigilância da fronteira marítima, então à sua guarda".

Antes de acabar o ano de 62, Agostinho Neto é eleito presidente do MPLA, durante a 1ª Conferência Nacional do Movimento, em Léopoldville.



Agostinho Neto, perante as hesitações do general Spínola em reconhecer o direito à autodeterminação e à independência das colónias portuguesas, faz saber que a luta armada só terminará quando quem manda em Portugal aceitar "a independência imediata e total de Angola".






Uma trégua tácita parou a guerra com a potência colonial quando o acordo de Lunhameje, assinado a 21 de Outrobro, numa tenda levantada no meio da chana do Lucusse, lhe põe um fim com carimbo oficial. Agostinho Neto chefia a delegação angolana, que chega ao local do encontro por uma picada aberta a pulso, onde um camião "Kratze" não consegue passar. Do lado português, a delegação, presidida pelo almirante Leonel Cardoso, virá de helicóptero e, com ela, alguns angolanos. O que poderia ter sido um momento feliz foi, também de mágoa. Costa Andrade (Ndunduma), um dos presentes, conta que entre os guerrilheiros e alguns recém chegados de Luanda estalou acesa discussão. Estes últimos defendiam a tese de o direito à nacionalidade ser reservado apenas aos angolanos negros, enquanto os brancos e mestiços que tivessem participado na luta a deveriam requerer. Quando veio à baila "a esposa de raça branca", Neto levantou-se, abandonou o local e foi sentar-se debaixo de uma árvore, caderno de apontamentos sobre o joelho, ensimesmado e triste, como documenta uma foto hoje célebre, tirada por Marise Taveira.

"Se as coisas estão assim em Luanda, depois destes anos todos, penso que então chegou para mim o momento de descansar. Vou dedicar-me à medicina, estar mais tempo com a minha família e deixar a presidência do MPLA", desabafou Neto para "Ndunduma".
A chegada de Agostinho Neto a Luanda, na manhã de 4 de Fevereiro de 1975, é apoteótica. Nunca se viu, antes, nada assim, tão espontâneo, tão sentido, tão exaltante.
"O nosso Movimento, O MPLA, tem simplesmente um desejo: é que a partir de agora harmonizemos os nossos esforços. Nós temos de fazer com que o nosso povo se sinta realmente senhor do seu país, que seja livre, que a unidade e a democracia não sejam palavras que nós pronunciemos simplesmente diante dos microfones, mas que sejam os ideais que na realidade nós defendemos".





Como Presidente da República Popular de Angola, Neto continuou a ser o mesmo homem de gostos simples, a exigir de si sempre mais do que pedia aos outros, para exemplo.















A 10 de Setembro de 1979, morre numa mesa de operações do principal hospital de Moscovo.

Pensar e Falar Angola

4 comentários:

Blog da Mélica disse...

Esta é a primeira vez que leio um blog sobre a Angola! Está de parabéns pelo conteúdo e a forma que escreves..
Uma ótima semana!

Anónimo disse...

Não é sempre que se consegue apreciar um espaço cultural e histórico, construído de forma inteligente e de fácil acesso. Parece-me uma prateleira de livros que permite um acesso fácil ao pesquisador. Continue e vá em frente que atrás vem gente. Um abraço

Valter disse...

Assim como "Mélica", é a primeira vez que vejo o blog sobre Angola. Gostei muito do que li. A sociedade precisa ter conhecimento sobre as personalidades de origem africana que contribuiram para o desenvolvimento de outras culturas, sobretudo a brasileira (a qual faço parte). Parabéns...

JDACT disse...

Excelente trabalho.
Obrigado.
A amizade é o maior triunfo da vida.
JDACT

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola