domingo, 8 de julho de 2007

VER OS COMBOIOS PASSAR

O que devo oferecer no 1º aniversário do blog e aos seus fundadores? Aquilo que sei, ou melhor, o pouco que sei. Escrever um pouco. Sobre as memórias da infância e das recordações de um amor, Angola, que me persegue e há-de ir comigo para o outro lado.
Muito gostava eu quando atravessava a linha que separava o meu bairro, o bairro do CFB, da cidade do asfalto e do Ruacaná e da Kambo, de ficar ali alguns minutos a ver os comboios. Desse no que desse, chegasse atrasado às aulas do Liceu, havia sempre este momento mágico: o de ficar a ver os "brinquedos" que o meu pai "pilotava" com mestria. Era uma maravilha ver estas máquinas pequeninas, as Nonas, puxar carruagens cheias de sonhos e muitas delas vazias de esperança. Mais tarde já crescido percebi eu o que poderia significar a frase "ver os comboios passar" e não fosse o diabo tecê-las fui logo a uma loja de brinquedos comprar umas miniaturas dos meus sonhos. Lembro-me que a primeira máquina que comprei era parecida com a da foto e me custou cerca de 2 contos e 500. Uma fortuna para quem vivia de bolsa de estudo e uma fortuna que guardo religiosamente debaixo de qualquer móvel da minha cubata mas que me torna a poder sonhar e a encher o meu mundo com as esperanças de que aquele comboio da minha infância há-de ser o transporte para a minha felicidade.
Parabéns Angola.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto