sábado, 28 de julho de 2007

Angola, descrita - (Ambriz e Ambrizete) N'Zeto

As cidades e povoados de Angola do séc. XX estão intimamente ligadas ao processo de colonização recente do território, se exceptuarmos a área mais antiga de ocupação, que se estende de Luanda até Benguela – já com presença portuguesa de carácter desde os séculos XVI e XVII. Cabinda e S. Salvador (no Zaire/ Congo), no extremo norte, são também testemunhos de uma antiga, embora descontinua, presença.
(…)
No território à volta de Luanda, a capital histórica, pequenas povoações foram-lhe definindo completamente uma área de influência, como Ambriz e Ambrizete (N’Zeto). (…)
O Ambriz e o Ambrizete muito semelhantes na forma, na situação e na história, são povoados quasi centenários, criados por fortalezas, ou baluartes, de protecção a pequenas feitorias comerciais, e que depois singraram para os seus destinos de centros comerciais e agrícolas, com boca sobre o mar. Fazem-me lembrar vilas mestiças de um cruzamento da África co o Alentejo. Não são lindas, mas têm imenso carácter e ressumam a solidez das coisas esforçadamente feitas.” ( Galvão, vol I,181 ).





Galvão, Henrique; Selvagem, Carlos - Império Ultramarino Português. Monografia do Império




Fonte: Fernandes, José Manuel - Geração Africana






Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Homenagem a Manuel Victória Pereira

12/4/2024 — Livraria Kiela, em Luanda, acolhe emotiva homenagem a Manuel Fonseca da Victória Pereira e apresenta a obra poética "Versos...