terça-feira, 24 de julho de 2007

Cimeira Mundial de Diamantes

Angola organiza Cimeira Mundial de Diamantes em 2009.

A República de Angola organiza, em Novembro de 2009, em Luanda, a Cimeira Mundial de Diamantes, mas a corrida organizacional começou já desde os últimos meses de Março e Abril do corrente ano.
Em Março, Angola fez, inicialmente, o anúncio da realização do evento em Novembro de 2008, mas, em Abril, por razões técnicas e da realização de eleições legislativas no referido ano, o Governo resolveu estender para Novembro de 2009, num anúncio proferido na conferência “Mines to Market”, em Mumbai (Índia).

(Clique em Ler Mais para ter acesso a todo o texto)
<---Segunda parte do texto --->


No Canadá, Angola lançou, na cidade de Toronto, as bases da cimeira com um acto que decorreu ao longo da Convenção dos Prospectores e Empreendedores do Canadá, PDAC 2007.


O lançamento ocorreu na sala 201D, da Metro Toronto Convetion Centre, numa sessão especial no qual membros do Governo de Angola e quadros seniores da ENDIAMA E.P introduziram a Cimeira Mundial de Diamante, promovendo discussões sobre o programa do evento e o curso dos trabalhos até então realizados.


A Cimeira Mundial de Diamante 2009 terá como tema central “A Reputação do Diamante”.


O acto de lançamento cimeira, assistido pela actual Miss Angola, Micaela Reis, compreendeu dois workshops, nomeadamente uma sobre a “Indústria diamantífera angolana: sucessos e desafios”, e outra sobre “A plataforma da cimeira”.


Entretanto, em Abril, já em Mumbai (Índia), na conferência “Mines to Market”, Angola teve três pronunciamentos: dois pelo Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Aguinaldo Jaime e um, por parte da ENDIAMA E.P, pelo Director de Planeamento e Investimento, Alberto Fançony, em representação do Presidente do Conselho de Administração da ENDIAMA E.P, Manuel Calado.


Os dois primeiros pronunciamentos de Angola aconteceram no primeiro dia do evento, na sessão sobre “Estratégias dos produtores de diamantes brutos num futuro imediato”, no qual Angola aproveitou a oportunidade para informar sobre a extensão do prazo para a realização da Cimeira Mundial de Diamante pelo País.


“Por razões técnicas e pelo facto de se realizarem eleições legislativas em 2008, somos a anunciar a alteração da realização da Cimeira Mundial de Diamante para 2009, e não no ano de 2008, como anunciámos recentemente”, disse o Ministro Adjunto do Primeiro Ministro, Aguinaldo Jaime.


No encontro de Mumbai, o governante informou que Angola realizará a cimeira no momento em que o Governo pretende motivar e organizar o crescimento da indústria diamantífera local, aumentar o seu contributo ao produto interno bruto, diversificá-la, aumentar a cobertura nacional dos estudos geológicos e aumentar os seus níveis de produção.


Complementarmente, a ENDIAMA E.P apresentou a comunicação “Diamantes: estratégias dos produtores de diamantes brutos”, pelo director de Planeamento e Investimento da companhia, Alberto Fançony.


O quadro sénior fez breve incursão na história da companhia, o seu actual nível de expansão, os procedimentos de investimento na indústria dos diamantes do País e sublinhou que, neste momento, interessa à ENDIAMA E.P parceiros que estejam dispostos a investir em toda a cadeia de exploração de diamantes, começando, numa primeira fase, pelas actividades de prospecção, pesquisa e exploração destes minérios preciosos.


No global, a República de Angola, como fonte primária de diamantes, despertou interesse do sector na conferência, tendo mesmo o ministro do Estado para o Comércio da Índia defendido a necessidade da assinatura urgente de um acordo com o Governo Angolano no domínio da exploração e comercialização de diamantes.“Queremos que vejam na nossa intenção não apenas como indivíduos que querem chegar e explorar diamantes. Defendemos uma actuação socialmente responsável e de benefícios mútuos”, referiu.


Em Junho próximo, o ministro Shri Jairam Ramesh comandará uma delegação comercial que se desloca a Angola, na qual esperam fechar negócios promissores, em diversos sectores, entre os quais o mineiro.


Fonte: http://www.endiama.co.ao/news.php?id=59

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: