terça-feira, 12 de julho de 2011

Chanceler alemã já em Luanda


Luanda – A chanceler alemã, Angela Merkel, chegou hoje (terça-feira) ao país para uma visita oficial de dois dias, no quadro de um périplo por três países africanos e que a levou já ao Quénia.
 
Angela Merkel, que faz-se acompanhar de um grupo de empresários do seu país, foi recebida no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro pelo ministro das Relações Exteriores, Georges Rebelo Chikoti, pela vice-governadora de Luanda, Jovelina Imperial, e por membros da representação diplomática do seu país em Angola. 
Chanceler alemã, Angela Merkel, chega a Luanda  
De acordo com o programa de visita que Angop teve acesso, a chanceler será recebida quarta-feira no Palácio Presidencial em audiência pelo Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, para mais tarde presenciarem a assinatura de documentos bilaterais e empresariais.
 
Ainda no período da manhã a chefe do governo alemão vai discursar na cerimónia de abertura do Fórum empresarial Angola/Alemanha.   
 
No final da manhã, está previsto um encontro com a imprensa no jardim do Palácio, a que se seguirá um almoço com o estadista angolano.
 
Destaque também na agenda de trabalho, a visita à fortaleza de São Miguel, durante a qual receberá explicações sobre as perspectivas e projecto de desenvolvimento da cidade.
 
Ainda neste quadro está previsto um encontro com a sociedade civil e o lançamento da primeira pedra, no recinto do aeroporto, de uma empresa conjunta entre a Taag e a Lufthansa.
 
Angola e a Alemanha reforçaram em 1994 as relações bilaterais com a assinatura de um acordo de cooperação técnica nas áreas de Reinserção Social, Saúde, Educação e Agricultura.
 
Em Fevereiro de 2009 os dois países rubricam, em Berlim, na sequência da visita oficial que o Presidente José Eduardo dos Santos efectuou a este país, um memorando de entendimento sobre uma parceria estratégica para a ampliação e o aprofundamento da cooperação económica
 
A República Federal da Alemanha é um país localizado na Europa central limitado a norte pelo mar do Norte, Dinamarca e pelo mar Báltico, a leste pela Polónia e pela República Checa, a sul pela Áustria e pela Suíça e a oeste pela França, Luxemburgo, Bélgica e Países Baixos.
 
O território da Alemanha abrange 357 021 quilómetros quadrados e tem 81,8 milhões de habitantes em Janeiro de 2010. Tem a maior população entre os Estados membros da União Europeia.

Angop


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: