terça-feira, 15 de março de 2011

Amostra d’arte Mulher’ abriu ontem

A Galeria Celamar, em parceira com a Fundação LR Arte e Cultura, promove, desde ontem, em Luanda, a oitava edição da “Amostra D´Arte Mulher”, com uma exposição de artes plásticas que reúne obras produzidas por artistas femininas de países como Angola, Brasil, Portugal e França.

Uma nota chegada à nossa redacção refere que a “Amostra D´Arte Mulher” é um evento que já faz parte do calendário de actividades da Galeria Celamar e que conta com o patrocínio da Fundação LR Arte e Cultura.
“Apoiar as actividades culturais da Galeria Celamar é um dos objectivos da Fundação LR Arte e Cultura. É assim que incentivamos o desenvolvimento do cenário artístico e contribuímos para a valorização da cultura angolana”, refere a directora da Fundação, Michal Goren.
“Para nós da Fundação LR Arte e Cultura esse evento é muito especial, é a oportunidade de homenagear e presentear todas as mulheres do mundo, representadas aqui pela mulher angolana, símbolo de força, trabalho, família, inteligência e, principalmente, de sensibilidade e paz”, declara Jorge Marques, director-geral do Grupo LR em Angola.
Segundo a directora da Galeria Celamar, Marcela Costa, trata-se de um momento para reconhecer o quão grande e valorosa é a vida de uma mulher. “Mas é também um momento para reflectir seriamente sobre o poestá a passar por um período de fim de século, em que o estado de assuntos é questionado e uma ansiedade colectiva está a emergir.
“Uma situação causada pelo sentimento de crise política, económica e cultural que permeia o mundo ocidental e está criando uma entropia social”, tencial artístico da mulher, e dos benefícios que elas devem usufruir”. A “Amostra D´Arte Mulher 2011” estará patente ao público até ao dia 31 de Março e pode ser vista de terça-feira a domingo, no horário que vai das nove às 17 horas. A entrada é gratuita.  
SOBRE A FUNDAÇÃO LR ARTE E CULTURA 
Segundo a mesma nota, a Fundação LR Arte e Cultura representa o contribuito de responsabilidade social do Grupo LR de Israel, presente em Angola há quase 20 anos.
A Fundação desenvolve dezenas de actividades voltadas para a cultura, educação e a saúde, com objectivo de valorizar e preservar a cultura de Angola, em suas várias formas, seja música, literatura, pintura, dança, fotografia e tratamento médio especializado.
Na área de educação, a Fundação LR Arte e Cultura conta com um importante projecto instalado na sua sede, no centro de Luanda, onde está equipada com uma biblioteca, uma sala de informática, um espaço em que se contam estórias, que serve as escolas da área e cujas portas estão abertas para todos os cidadãos, gratuitamente.   No âmbito das artes, a Fundação LR Arte e Cultura apoia  a Galeria de Artes Celamar, os projectos da Universidade Metodista, bem como os artistas Sebastião Cassule, Francisco Jr. Domingos Gonçalves, Nok Nogueira, Emilio Miguel Casimiro, Fernando Nunes, entre outros.
Na área da saúde, a Fundação LR Arte e Cultura é responsável pelo Projecto Save Child´s Heart (Salve o Coração de uma Criança), ao abrigo do qual já foram enviadas para tramanto médico em Israel cerca de cem crianças que padecem de doenças cardíacas, onde realizam as respectivas cirurgias, regressando a casa saudáveis.




Pensar e Falar Angola

Sem comentários: