domingo, 20 de março de 2011

Desabamento de ponte corta circulação rodoviária entre as cidades do Huambo e Caála


A circulação rodoviária na estrada que liga as cidades do Huambo e da Caála está cortada, desde a madrugada de hoje (domingo), devido ao desabamento da ponte sobre o rio Lufefena, a sete quilómetros do centro da cidade do Huambo e a 16 da cidade da Caála.


Segundo disse à Angop o director provincial das obras públicas, José Adolfo Morguier, no Huambo, o desabamento da ponte deveu-se a um deslizamento de terra causado pelas chuvas intensas que estão a cair sobre a região.


Referiu, entretanto, que os técnicos da sua instituição, conjuntamente com os do Instituto Nacional de Estradas, estão no local, desde as primeiras horas do dia, de forma a resolverem o mais breve possível este constrangimento.


 Anunciou que a partir de segunda-feira vai se iniciar com os trabalhos de montagem de uma ponte metálica de 48 metros de cumprimento e com uma largura para duas faixas de rodagem.


Questionado se a causa do desabamento da ponte esteja relacionado com a má qualidade do material empregue a quando da sua reabilitação, em 2008, o director provincial das obras públicas negou tais alegações.


"A ponte data desde 1957 e até ao momento nunca foi alvo de uma reabilitação profunda. O que se fez em 2008 foram obras superficiais que não abrangeram a colocação de um novo tabuleiro para veículos, nem pilares e vigas que suportam a ponte", explicou.



Em virtude do desabamento da ponte sobre o rio Lufefena, alguns automobilistas estão a circular em vias alternativas, mas pouco seguras a julgar pela intensidade das chuvas.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: