terça-feira, 22 de março de 2011

Jonh Bela lança romance sobre Rainha Njinga


O escritor angolano Jonh Bela vai apresentar hoje, na União dos Escritores Angola, em Luanda, o romance "Os primeiros Passos da Rainha Njinga", inspirado na história daquela heroína do Reino do Ndongo e Império Ngola.
 
Segundo uma nota de imprensa chegada à Angop, o livro de 250 páginas tem a chancela da editora portuguesa O Cão que Lê, e começa com uma narração da soltura do capital português Paulo Dias de Novais, que tinha sido preso, em Kakulu Kabasa, pelo soberano Kiluanji Kya Samba, Rei do Império Ngola.
 
Salienta que a guerra entre estas duas entidades inicia-se logo depois que o português volta a Lisboa e regressa, sob ordens de D. Sebastião, com o objectivo de expropriar os africanos desta extensão de terra (Angola), através de um desterro forçado rumo às américas.
 
Naquelas terras, centenas de negros iam trabalhar na condição de escravos, ou sobre sistemáticos massacres contra as populações que se negavam a escravatura.
 
"Foi neste ambiente de invasões, escravidão e guerras de resistências que em 1582 o ruído das quedas de água em Kukulo Kabasa viu nascer a princesa que se tornaria mais tarde Rainha Njinga, sendo seu pai, o Rei Ngola a Kiluanji Kya Samba e tendo como mãe a ex-escrava Kengela a Kangombe", lê-se no documento.
 
Com a morte do pai em 1616, Njinga Mbade viria mais tarde a dar continuidade e uma nova dimensão à luta de resistência, numa altura em que o Reino do Ndongo e o resto do Império Ngola encontra-se já fragmentado, grande parte em poder dos portugueses, ante à inexperiência do seu irmão Ngola a Mbande que tinha permanecido no trono para substituir Ngola a Kiluanji.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola