quinta-feira, 17 de março de 2011

Música angolana perde percursor do kizomba

Membro fundador e guitarrista do S.O.S

Membro fundador e guitarrista do S.O.S
A música angolana ficou mais pobre com a morte, há uma semana, do antigo guitarrista e membro fundador do extinto grupo S.O.S, Levy César Marcelino, vítima de doença.
O artista foi a sepultar na segunda-feira, no cemitério Alto das Cruzes, em Luanda.
Em declarações ao Jornal de Angola, o crítico musical Jomo Fortunato disse que Levy foi um elemento de peso do movimento cultural que ajudou a reaver a música zouk e a fazer uma fusão deste com o kizomba.
“O grande líder do movimento S.O.S foi Eduardo Paím, mas todos os integrantes, incluindo o malogrado, tiveram a sua influência no aparecimento da música kizomba”, disse.
Jomo Fortunato deu a conhecer que o conjunto S.O.S surgiu com a disseminação da kizomba, por força do encerramento das principais gravadoras e o erro da imitação do zouk, depois da independência do país.
“O kizomba surge de um erro de imitação do zouk. A juventude angolana viu-se obrigada a consumir excessivamente os estilos de música estrangeira, principalmente os provenientes das Antilhas, Cabo Verde e dos Congos”, explicou.
Carlos Ferreira “Cassé”, amigo do malogrado e antigo compositor do S.O.S, considerou Levy uma peça fundamental para o conjunto, porque era muito calmo, observador e o pacificador do grupo.
“O nosso grupo era fértil e realizava constantes debates. O Levy era o elemento mais tranquilo do grupo. Sempre foi muito calado e nas discussões entre os integrantes era ele quem nos acalmava”, disse. Acrescentou que, como homem, foi o companheiro e amigo que todos queriam ter. “É uma perda incalculável”.
Fundado em 1982, o grupo S.O.S é responsável pelo aparecimento da kizomba e de grandes nomes do zouk, entre os quais Eduardo Paím e Ruca Van-Dúnem. Integravam-no Eduardo Paím (teclas e guitarra), Levy (viola ritmo), Chico Madne (bateria), Abílio da Silva “Bibi” (tumbas), Bruno Lara (viola baixo), Guinho (viola solo) e o compositor Carlos Ferreira “Cassé”
.

Pensar e Falar Angola

Sem comentários: