quinta-feira, 4 de março de 2010

Livro de crónicas de Luís Fernando é lançado sexta-feira


Angop
Escritor e jornalista angolano Luís Fernando
Escritor e jornalista angolano Luís Fernando

O livro de crónicas “Um Ano de Vida”, do escritor e jornalista angolano Luís Fernando, será lançado às 18H00 de sexta-feira, na União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.

O livro de 156 páginas e editado pela Mayamba Editora traz as crónicas publicadas pelo autor ao longo de um ano no Suplemento Vida do Semanário “O País”, de 14 de Novembro de 2008 a 13 de Novembro de 2009.

Estas crónicas, segundo o prefaciador da obra, Jomo Fortunato, reflectem a observação atenta de Luís Fernando sobre o quotidiano nacional, "das ditas e desditas".

O próprio autor, de acordo com Jomo Fortunato, diz que recordou “episódios, pessoas, situações e lugares, com o propósito que permaneceu sem mudar: trazer para a partilha, o humor que adocica a vida, mesmo que não o consiga algumas vezes”.

Estratégia narratológica de Luís Fernando, facilitada por uma hábil selecção dos factos narrados, poderá confundir o leitor menos atento, se conferir às crónicas um mero exercício textual que exalta, de forma simplista, o humor, o burlesco e o pitoresco”, acrescentou.

Segundo o prefaciador, estas crónicas, além de pedagógicas na denúncia e tipificação de comportamentos, estão contagiadas por uma forte dose de crítica social, bem como é possível conhecer, a partir delas, a história de Angola mais recente.

Luís Fernando, nasceu em 1961, na província do Uíge. Licenciado em Jornalismo pela Universidade de Havana, Cuba, é autor de várias obras, com destaque para "90 Palavras", "A Saúde do Morto", "João Kyomba em Nova Iorque" e "Clandestinos no Paraíso".



Pensar e Falar Angola

1 comentário:

Kalaari disse...

As minhas saudações ao colega escritor angolano.
Estou certa que este novo livro será mais um sucesso para o Luis Fernando.
É bom que Angola divulgue os seus escritores porque a cultura é intemporal.
Um abraço grande da irmã angolana
Vera Lucia

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola