sábado, 27 de março de 2010

Batalha do Cuito Cuanavale

Batalha do Cuito Cuanavale considerada marco na mudança de políticas na África Austral

ANGOP
O vice-ministro da Defesa e dos Veteranos da África do Sul, Thabang Makwetla
O vice-ministro da Defesa e dos Veteranos da África do Sul, Thabang Makwetla

Luanda – O vice-ministro da Defesa da África do Sul, Thabang Makwetla considerou nesta terça-feira, em Luanda, que a Batalha do Cuito Cuanavale (Kuando Kubango), cujo 22º aniversário hoje se assinala, marcou um ponto de mudança nas políticas da região Austral de África.

Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, Thabang Makwetla reafirmou que a referida batalha culminou com o processo de democratização da Namíbia e África do Sul, porque foi aí que o regime sul-africano foi “quebrado”.

Como sul-africano, sublinhou que está satisfeito por fazer parte das actividades que vão marcar as celebrações desta histórica data, especialmente porque a sua delegação integra pessoas com memórias frescas sobre a mesma.

O vice-ministro sul-africano da Defesa chegou hoje a Angola para uma visita oficial de três dias, visando a troca de experiências com as autoridades angolanas sobre as formas de protecção e inserção social dos antigos combatentes e veteranos de guerra.

A sua comitiva é composta por 11 elementos, entre os quais oficiais superiores das Forças de Defesa e Segurança da África do Sul que estiveram envolvidos na luta contra o Apartheid.

A Batalha do Cuito Cuanavale é considerada a maior de forças regulares ocorrida na África Austral.


A efeméride marca a derrota imposta pelas ex-Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), conjuntamente com internacionalistas de Cuba, contra militares do antigo regime do Apartheid sul-africano, que, na altura, invadiam Angola a partir desta região Sudeste do país.

A derrota das então forças militares sul-africanas obrigou o regime do apartheid a promover conversações quadripartidas, que levou a assinatura do acordo de Nova Iorque (EUA) e, consequentemente, a independência da Namíbia e a democratização da África do Sul, com o fim do regime do Apartheid.





Jornal de Angola






Pensar e Falar Angola

Sem comentários: