quarta-feira, 24 de março de 2010

Hoje falo e do tempo que quase já está a faltar

Deslizamento de terras cortou o trânsito na estrada da Boavista

Fotografia: José Soares J. de Angola

O tempo está a mudar. História que vem sido referida constantemente. Fazem-se cimeiras e outras eiras, tipo besteiras, por causa da alteração climática. Mas aquilo que é ciclico, que é presvisivel acontecer não é prevenido. Mesmo que aconteça todos os anos e desde que há registos.

Com alguma consitência vejo ou ouço manifestações contra os deslocamentos de pessoas e bens, normalmente que vivem em situações precárias, em condições que até se poderiam dizer infrahumanas e sugeitas a serem vítimas destas alterações climáticas.

A zona da Boavista é uma das zonas que deve ser desabitada o mais urgente possivel e reabilitado com infraestuturas. Um dia destes, um ano destes, tudo o que está naqueles morros de trampa vem parar ao oceano e trás quem estiver em cima.

A Avenida Kimakienda, no município da Ingombota, em Luanda, esteve ontem parcialmente interdita, devido ao aluimento de terras originado pela chuva que caiu na madrugada de terça-feira. O desmoronamento de terras das barrocas da Boavista sobre a estrada ocorreu no sentido ascendente, em direcção à Rotunda que liga o mercado do Roque Santeiro à Cadeia Central de Luanda.

A circulação estava a ser feita apenas num sentido, causando longas filas de viaturas, na sua maioria provenientes do Cacuaco.

Contactada pela Angop, o administrador em exercício da Ingombota, Humberto Macedo, informou que as chuvas não causaram vítimas nem danos materiais e foram mobilizadas máquinas e viaturas pesadas para a retirada da terra.

Devido às inundações, moradores dos bairros Boavista, Kinanga e Chicala estavam a retirar água dos quintais, com electrobombas e baldes.

Inundações ocorreram igualmente na Avenida 4 de Fevereiro e na Ilha do Cabo. No Maculusso, uma árvore caiu sobre uma viatura, destruindo-a, parcialmente.


com apoio do JA
Pensar e Falar Angola

Sem comentários: