sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Em Trânsito na Cozinha (8)

Me disseram que tinha de renovar a carta de condução. Fiquei na bicha. O calor apertou que até parecia queria rebentar assim por dentro. Mas mantive firme até assinar os tantos mais que muitos documentos e fotografias.

Depois, no ar fresco da sombra duma acácia, me lembrei eu ainda não tinha metido nada na goela para me acalmar.

Tinha um portão com um cartaz que dizia 'TEM ALMOÇO'. Entrei, sorri e depois de me sentar numa cadeira duma sala de estar me serviram. Comi com os olhos e mais com a boca. Depois perguntei:

- comi mesmo foi o quê?

- Moatmá!

Sorri mais uma vez que devia ser efeito das birras geladas.

- Então é assim:


Moatmá

Ingredientes:

1 frango

1 cebola

500 gr de quiabos

150gr de abóbora

3 beringelas

1 dl de azeite

2,5 dl de vinho branco

4 tomates

Água, sal e gindungo


Preparação:

Corta-se o frango aos bocados. Leva-se ao lume o azeite com a cebola às rodelas e os tomates limpos de peles e sementes. Deixa-se refogar até o tomate ficar desfeito. Junta-se o frango e tempera-se com sal e gindungo.Adiciona-se o vinho branco e misturam-se as beringelas sem casca aos bocados, os quiabos cortados ao meio e a abóbora cortada aos quadrados. Deita-se um pouco de água. Tapa-se o tacho e deixa-se cozer.Serve-se com funge de farinha de milho.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários: