quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Turismo, e de qualidade

Até parece que é uma resposta ao que eu «postei» no passado dia 29, quando afirmei que o Turismo em Angola é inexistente.


Yara Simão
Angola prepara entrada na alta-roda dos países com turismo de qualidade
O Ministério da Hotelaria e Turismo tem como prioridade melhorar a imagem do sector e colocar Angola na lista dos países turísticos de referência internacional, revelou ontem o ministro Pedro Mutindi, quando discursava para os trabalhadores, na cerimónia de cumprimentos de fim- de- ano.
Pedro Mutindi disse que é impossível esquecer que o turismo é um dos factores redistributivos mais eficazes nas relações internacionais. Por isso, colocou também, como prioridade do seu ministério, a captação de financiamentos e a atracção de turistas ao país.
Pedro Mutindi afirmou que no próximo ano, o ministério que tutela vai elaborar o Plano-Director do Turismo, que vai definir as áreas de actuação prioritária e apontar os princípios básicos que devem constituir a política a seguir e promover os meios necessários de actuação.
Dos planos, consta um inventário sobre os recursos turísticos do país, a estimulação dos investimentos nacionais e estrangeiros, a elaboração de um plano de recuperação das unidades hoteleiras e turísticas degradadas e desactualizadas. O ministério pretende ainda proceder ao ordenamento em todo o território nacional, nas áreas que forem determinadas e classificadas de interesse para o turismo. O ministro Pedro Mutundi disse que o seu ministério vai trabalhar para contribuir na resolução dos vários problemas com que se depara a Hotelaria e Turismo, “um sector de importância capital para o desenvolvimento económico e social de um país como o nosso, com inúmeras potencialidades e belezas naturais”. A área da formação profissional é outra prioridade do ministério para o ano de 2009. “Vamos executar um programa de criação de escolas de hotelaria em diferentes regiões do país, lançando assim as bases para uma formação de quadros especializados em matéria da hotelaria e turismo”, anunciou Pedro Mutindi. “A formação profissional de operadores no nosso sector, porque é uma das vertentes importantes e um pilar fundamental na eficácia, garantia de qualidade e competitiva do Turismo, passa a pela criação do Instituto Nacional de Formação Turística no país”, disse.
Sector privado
No domínio das infra-estruturas hoteleiras e turísticas, o ministro afirmou que é preciso desburocratizar os processos de licenciamento e classificação dos estabelecimentos e devem ser dados direitos e garantias a quem arrisca o seu património hoteleiro, na valorização turística e hoteleira do país. “Não queremos promover a desordem nem tão-pouco descurar os mecanismos legais de fiscalização, mas sim promover um mecanismo célere e eficaz na emissão dos alvarás e licenças para o exercício da actividade turística e hoteleira.”
Ainda no domínio da fiscalização, disse, é essencial o acompanhamento pontual, rigoroso e periódico do desenvolvimento hoteleiro e turístico do país, através do órgão competente, mas também com preocupações pedagógicas, quanto ao equipamento e serviços prestados, devendo ocorrer a função repressiva após se esgotarem todos os mecanismos correccionais. No encontro, Pedro Mutindi informou que a Direcção Nacional do Turismo e o Instituto do Fomento Turístico são peças fundamentais porque têm como tarefa estudar, promover, coordenar e executar as medidas e acções da política turística nacional. “Por isso, em 2009 e nos anos seguintes, estes sectores vão primar pelo esforço da sua capacidade organizativa".




Fazendo eu votos que a desburocratrização atinja também pontos chave como sejam os consulados na concepção de vistos.


Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola