terça-feira, 14 de outubro de 2008

I CICLO DE DEBATES sobre ÁFRICA CONTEMPORÂNEA




Apresentação dos participantes:

Jean-Michel Mabeko-Tali é cidadão da República do Congo-Brazzaville. Professor no Departamento de História da Howard University em Washington, DC. Doutorou-se em Historia de África pela Universidade Paris VII – Denis Didérot, em França e é especialista em História da África Central. Iniciou a sua careira de professor na Universidade Agostinho Neto, em Luanda (Angola).
É membro fundador da revista francesa “LUSOTOPIE” do Centro de Estudos da África Negra, Paris/Bordeaux, na qual publicou vários artigos. Professor Mabeko-Tali é também membro fundador da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Agostinho Neto em Angola. É membro do Journal of Higher Education publicado pela African Union’s Council for the Development of Social Science Research in Africa (CODESRIA, Dakar). É diretor científico em Angola do “Centro de Estudos Sociais e Desenvolvimento” e editor da revista “Caderno de Estudos Sociais”. Tem atuado como professor convidado na École des Hautes Études en Sciences Sociales e pela “Maison des Sciences de L’Homme”, em Paris.
Publicou um ensaio em dois volumes sobre a Historia do MPLA (Movimento Popular de Libertação de Angola), antigo movimento de libertaçao anticolonial, e actual partido no poder em Angola, intitulado Dissidências e Poder de Estado: O MPLA perante si próprio 1962-1977. Lisbon/Luanda, Caminho/Nzila, 2001 e um ensaio comparativo sobre Identidades sociais e Transição politica no Congo e em Angola, intitulado Barbares et Citoyens – L’ Identité Nationale à l’ Épreuve des Transitions Africaines – Congo-Brazzaville, Angola. Paris, L’ Harmattan. É autor de inúmeros artigos sobre Angola e Congo publicados em revistas acadêmicas africanas, francesas e portuguesas.
O Professor Jean-Michel Mabeko-Tali é também novelista com dois livros editados em Paris, pela L’ Harmattan, ambos escritos em francês e inspirados nas realidades sociais e políticas contemporâneas da República do Congo Brazzaville, L'exil et l'interdit, de 2002 e Le musée de la honte publicado em 2003.

Frank Nilton Marcon é Professor adjunto na área de Antropologia, Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal de Sergipe e do Mestrado em Sociologia, da UFS. Atua principalmente com temáticas relacionadas a identidades, estudos culturais, relações interétnicas, nação e teoria pós-colonial, em espaços como o Brasil, Portugal, e Países Africanos de Língua Portuguesa".
Autor de “Diálogos Transatlânticos: identidades e nação entre Brasil e Angola”

Henrique Espada Rodrigues Lima Filho é professor do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina, onde ensina na Graduação e na Pós-Graduação em História (Teoria da História e História Contemporânea). Suas áreas de pesquisa incluem historiografia e teoria da História, com ênfase nas discussões em torno da "micro-história", além de História Contemporânea e do Brasil (século XIX e XX), com ênfase nos estudos de história social do trabalho e pós-emancipação.
Autor de “A micro-história italiana: escalas, indícios, singularidades”
Simone Pereira SchmidtProfessora adjunto IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e Literaturas de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, pós-colonial, identidade, teorias feministas e narrativa contemporânea.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola