quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Brasil através de Angola

É histórico o relativo afastamento do Brasil em relação aos países africanos. A sua maior ligação sempre foi com os Estados Unidos, países da Europa e os seus vizinhos latino-americanos. No entanto a História não foi obstáculo para que o Professor Solival Menezes(*) se interessasse por estudar Angola e por ela se ter apaixonado. Tal como os muitos brasileiros que demandaram para terra angolanas pelas suas mais variadas razões.
No seu livro: MAMMA ANGOLA: Sociedade e Economia de um País Nascente, faz uma análise bastante interessante da sociedade angolana, seus dilemas e suas perspectivas. O livro focaliza Angola dum modo Histórico, ao mesmo tempo crítico, avaliando o papel da colonização portuguesa no quadro da dependência económica que se instaurou no país durante o século XX.
Um ponto que o livro nos permite pensar são os dilemas de África. Este continente é um desafio, depois de 500 anos de colonialismo cruel, os países africanos padecem de fome, doenças endémicas, conflitos tribais e ausência de instituições democráticas, como as concebe a civilização ocidental contemporânea.
"Trata-se, a realidade de Angola, de algo bastante semelhante à dos demais países da região (não obstante Angola ser um país rico em petróleo e minerais, além de possuir um dos solos mais férteis do continente), com a característica de apresentar uma história muito próxima à do Brasil".
Quando colonizada por Portugal, Angola foi importante fornecedora de mão de obra escrava para o Brasil, em consequência uma importante matriz de costumes e cultura.
O Prof. Solival viveu em Angola num programa de cooperação patrocinado pelo Banco Mundial e revela neste livro que Angola não deve ser vista apenas como País Irmão mas, ao lado de Portugal, como Pátria-Mãe, a mãe negra do Brasil, tão ou mais importante na formação brasileira que a metrópole europeia.
Mamma Angola: Sociedade e Economia de um País Nascente é um livro que permite conhecer um pouco do que é Angola, fazendo um retrato da evolução histórica do colonialismo na busca de explicações para o actual quadro de dependência e para os conflitos armados que marcaram a sua História.
Tratando-se de um livro de economia, muitas das suas passagens, em linguagem acessível, oferece-nos a visão clara da sociedade angolana.

(*) - Solival Menezes, o autor do livro, é brasileiro, natural de São Paulo, onde graduou-se em Economia (pela USP), em Administração (pela Fundação Getúlio Vargas) e em Direito (pela USP/Largo de São Francisco). Possui mestrados em Economia (USP), Finanças (FGV) e Controladoria (USP) e é Doutor em Economia pela FEA/USP. Professor de Economia, Finanças, Custos e Marketing, integrou equipe de consultores e docentes da USP que cooperaram com a transição de Angola para a economia de mercado.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários:

vida é obra

Dr. Agostinho Neto