terça-feira, 28 de outubro de 2008

Luandino Vieira vence Prémio Nacional


O escritor Luandino Vieira venceu o Prémio Nacional de Cultura de Angola, em Literatura, no valor de 35.000 dólares, atribuído pelo Ministério da Cultura, que distinguiu também outros nomes nas áreas da música, artes plásticas, dança, cinema e ciências humanas e sociais.
Juntamente com o autor de "Luuanda" foram premiados o realizador da Televisão Pública de Angola Carlos Henriques (a título póstumo), na categoria de Cinema e Audiovisual, Paulo Flores e o grupo Elinga Teatro na música, o grupo Kamatemba (Humpata - Huila) na Dança, Carlos Manuel Lopes na Investigação em Ciências Humanas e Sociais e Francisco Van-Dunem, nas Artes Plásticas.
Um dos mais importantes escritores de língua portuguesa, Luandino Vieira foi o vencedor do Prémio Camões 2006, o maior galardão literário da língua portuguesa, que recusou «por motivos pessoais».
José Vieira Mateus da Graça de seu nome civil, literariamente Luandino Vieira, o escritor nasceu a 4 de Maio de 1935, em Vila Nova de Ourém, indo viver para Angola ainda criança. Actualmente, reside em Portugal.
Entre outros prémios literários, conquistou o Grande Prémio de Novelística da Sociedade Portuguesa de Escritores (1965), com o polémico romance "Luuanda", o Prémio Sociedade Cultural de Angola (1961), o da Casa do Império dos Estudantes - Lisboa (1963) e o da Associação de Naturais de Angola (1963).
Da sua obra constam títulos como "Nosso Musseque", "A vida verdadeira de Domingos Xavier", "Nós, os do Makulusu", "Luuanda", "No antigamente, na vida", "Velhas estórias", "A cidade e a infância", "Vidas novas", "Lourentinho, Dona Antónia de Sousa Neto & Eu".
Com "De rios velhos e guerrilheiros - O livro dos rios", o escritor pôs fim em 2006 a um prolongado silêncio editorial.



Pensar e Falar Angola

Sem comentários: