sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Bairro Operário (parte I)

Respondendo ao desafio de um dos nossos leitores, escrevi este texto que é apenas uma análise pessoal da evolução histórica do Bairro Operário, que certamente conterá incorrecções.


"O Bairro Operário da cidade de Luanda situa-se a noroeste do centro da mesma, enquadrado na malha urbanizada, formada pelos acessos asfaltados, na cidade de cota alta, num plateau privilegiado tanto ao nível da visibilidade para o mar e porto de Luanda, como ao nível da salubridade, zona fresca e arejada.
A sua morfologia sempre foi plana, sem qualquer relevo aparente, de chão feito de areia quente e vermelha.
Não conheço qualquer documento cartográfico anterior à década de 50, que indique os seus limites primitivos; Estima-se que ele exista desde o século XIX, acolhendo negros provenientes do Norte de Angola, no entanto a ocupação por cubatas, na parte alta das denominadas “barrocas” surgem em documentos do século XVI.

Clique sobre a imagem para ampliar

Numa planta do século XIX, quando "Luanda" ainda se escrevia com "o", vem já assinalado o Bairro Operário na parte superior do grande declive morfológico assinalada por Kipakas. No desenho urbano da cidade, aparece nas plantas dos anos 60 e 70, como espaço engolido pela expansão da cidade, nos seus eixos radiocentricos." anabela quelhas


Continua


Pensar e Falar Angola

2 comentários:

analise ia disse...

aqui em Aracaju, Brasil, tb temos um bairro operário

anydrus disse...

Prezada A. Quelhas, antes gostaria de agradecer sua contribuição (em curso) a respeito do B.O. gostaria de trocar algumas idéias a respeito deste bairro. Por este motivo passo meu email direto alexandre@coopere.net e solicito o seu.

explico o motivo logo em seguida.

desde já agradeço a oportunidade deste intercâmbio.

Cordialmente,
Alexandre
arquiteto
curitiba . brasil

Assinatura Acordo do Alvor entre o governo português e os movimentos de ...

Pensar e Falar de Angola